WebNet

WebNet

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

MA | Mais de 20 Municípios Não Atingiram Meta de Vacinação Contra Pólio e Sarampo

Resultado de imagem para Mais de 20 municípios do Maranhão não atingiram meta de vacinação contra pólio e sarampo
Campanha nacional de vacinação termina nestaa sexta (14).

Em todo país, a cobertura vacinal contra a poliomielite e o sarampo está em 94%

A três dias do término da Campanha Nacional de Vacinação, mais de 20 municípios do Maranhão não atingiram a meta de vacinar, pelo menos, 95% das crianças de um a menores de cinco anos contra o sarampo e a poliomielite. Dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), alimentado pelos estados, apontam que o estado do Maranhão vacinou 96,8% do público-alvo contra a pólio e 96,7% contra o sarampo. A capital São Luis também registra cobertura baixa, com menos de 85% das crianças vacinadas. Em todo o estado, foram aplicadas mais de 965.650 mil doses das duas vacinas.

Todas as crianças de um a menores de cinco anos devem se vacinar independente da situação vacinal. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, destaca a importância da mobilização de toda a sociedade para atingir a meta de vacinação. “A Campanha termina na próxima sexta-feira (14). Pais e responsáveis devem buscar os postos de vacinação. A vacina é a forma mais eficaz de proteger nossas crianças contra doenças já eliminadas no país”, enfatizou o ministro.

CAMPANHA SARAMPO E POLIOMIELITE

A média nacional de vacinação está em 94%. Foram aplicadas em todo país cerca de 20,8 milhões de doses das vacinas (10,4 milhões de cada vacina). Onze estados e mais de 4 mil (72%) municípios atingiram a meta. Mas cerca de 1.500 cidades ainda devem buscar alternativas para vacinar 95% do público-alvo até a sexta-feira (14), quando se encerra a Campanha Nacional de Vacinação.

Na faixa etária de 3 e 4 anos, a cobertura vacinal está acima da meta, com 96,95% e 95,44%, respectivamente. A maior preocupação é com faixa de um ano de idade, cuja cobertura ainda está em 85,45%. 

O sarampo e a poliomielite são doenças infectocontagiosas que podem resultar em complicações graves para as crianças, além de levar até a casos de morte.

Confira os municípios que estão com a cobertura vacinal de Pólio e Sarampo abaixo de 95%.

Para mais informações, acesse as páginas especializadas sobre sarampo, poliomielite e vacinação em geral no portal do Ministério da Saúde.

Municipios:

BACURITUBA

BOM JESUS DAS SELVAS

BURITICUPU

CENTRO DO GUILHERME

DUQUE BACELAR

GOVERNADOR ARCHER

GRAJAU

GUIMARÃES

JATOBÁ

MONÇÃO

PARNARAMA

POÇÃO DE PEDRAS

PRESIDENTE MÉDICI

SANTANA DO MARANHÃO

SÃO BERNARDO

SÃO FRANCISCO DO BREJÃO

SÃO JOÃO DO SÓTER

SÃO LUÍS

SÃO RAIMUNDO DO DOCA BEZERRA

SÃO ROBERTO

TUTÓIA

VILA NOVA DOS MARTIRIOS

ZÉ DOCA





publicidade


Arquivo do blog