Dra. Maryane Veras

Dra. Maryane Veras

INTERNET DE QUALIDADE É COM A...

INTERNET DE QUALIDADE É COM A...

Armazem Paraíba

Armazem Paraíba

terça-feira, 9 de julho de 2013

Prefeitura de Chapadinha Realiza Mutirão de Cirurgias de Catarata e Glaucoma em Parceria com Governo do Estado



A prefeitura de Chapadinha, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e apoio da Secretaria Municipal de Saúde realiza nos próximos dias 12, 13 e 14 um grande Mutirão de Cirurgias de Cataratas e Glaucoma. O objetivo da ação é facilitar o acesso da população ao tratamento oftalmológico que hoje é apontado como uma das principais causas da cegueira no Brasil.

O atendimento será realizado pelo médico oftalmologista Dr. Heron Simões e equipe, do Hospital Visão, no Centro de Saúde Benú Mendes, das 8h às 18h.

O secretario municipal de Saúde, Dr. Charles Bacellar, reforçou a importância do evento, lembrando que o tratamento é importante e não pode ser ignorado. “Apesar de simples, a cirurgia de catarata não deve ser desprezada. A doença é a principal causa de cegueira reversível em todo o País”- ressaltou.


A Catarata

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). O cristalino normalmente é transparente. Ele atua como a lente de uma câmera, enfocando a luz conforme ela passa para dentro do olho. Conforme envelhecemos, as proteínas do cristalino começam a se degenerar e ele se torna opaco. Depois dos 40 anos, o formato do cristalino pode mudar. Isso permite que o cristalino concentre o foco em um objeto, não importando sua distância. As proteínas do cristalino começam a se degenerar e ele se torna opaco. O que o olho vê pode parecer turvo.


O Glaucoma

Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular. O tratamento é clínico e à base de colírio.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog