WebNet

WebNet

quinta-feira, 6 de junho de 2013

AFONSO CUNHA: I Oficina de Jogos e Brincadeiras



A primeira oficina de Jogos e Brincadeiras foi realizada nesta quarta-feira (04), no Telecentro Municipal em Afonso Cunha/MA, realizada pelas professoras Elizandra da Luz Costa e Francisca das Chagas Marques para os professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental da rede pública municipal do município, com parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Secretária Zizete Figueredo Pereira da Silva.

Os jogos são atividades ricas em situações imprevistas, à quais o indivíduo tem que responder  prontamente assumindo responsabilidades e riscos.


Devemos, no entanto, nos precaver de uma interpretação exclusivamente utilitária do jogo como instrumento educacional, possível de transferência para outras disciplinas escolares ou, ainda a situações relativas a convivência na comunidade.

Jogo, para criança, não é uma atividade do passado ou futuro, mas do presente do “agora”, da realidade criada por suas características. O jogo é uma atividade representativa/itinerante, e não apenas imaginária, um misto das vivências concretas com a fantasia (imaginário).

O jogo é fator de desenvolvimento do ser humano, um meio de interação entre os participantes, no qual a criança expressa seus comportamentos e valores.

Assim o foco da intencionalidade educativa  desta oficina de jogos é mobilizar os professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental na busca do conhecimento, para que eles possam proporcionar uma educação de qualidade a seus alunos, com os seguintes objetivos:

- Resgatar valores humanos como amizade, cooperação, solidariedade e respeito:
- Favorecer a interação entre os alunos e o meio ambiente;
- Construir regras, normas e atividades positivas;
- Ampliar as oportunidades de desenvolvimento psicomotor, cognitivo e socioafetivo;
- Formar cidadãos críticos, participativos e cientes do seu papel na sociedade, visando a torná-la mais justa e democrática.



Arquivo do blog