WebNet

WebNet

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CHAPADINHA: Secretaria Municipal de Saúde Esclarece Fatos Sobre Morte de Criança no HAPA

Fachada do HAPA
Diferentemente, do que foi veiculado em alguns blogs locais da cidade a respeito da morte de uma criança recén-nascida no Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), a Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha esclarece que não há mistério neste caso.
 
Dos fatos: C.R.V 24 anos é da cidade de Afonso Cunha e deu entrada no hospital às 20h05 do último sábado (05) com dores de parto. Ela teve todo o acompanhamento necessário de médico pediatra e enfermeiras. O bebê do sexo masculino nasceu com 48 centímetros, 3quilos e 172 gramas. Ele apresentou problemas respiratórios, cordão umbilical envolto no pescoço e ainda engoliu líquido amniótico. Durante a noite a criança teve várias crises de apneia.
 
Logo após o nascimento da criança, uma equipe de profissionais providenciou a remoção dela para São Luís. Já nos preparativos para a transferência a criança teve uma parada respiratória. O médico pediatra de plantão tentou reanimá-la, mas ela não resistiu. O óbito foi registrado às 11h50, da manhã desta segunda-feira (07).
 
De acordo com o médico cirurgião e obstetra, Roberto Roque de Miranda, todo o procedimento realizado foi despendido para salvar a vida da criança. Mas as UTI’s neonatal não são de competência do município, apenas São Luís tem condições para receber pacientes com esse quadro clínico.
 
Ainda segundo o médico, todos esses problemas poderiam ter sido evitados se a paciente tivesse recebido um acompanhamento adequado durante a gestação. Serviço que deve ser feito nos postos de saúde.
 
Ele conta que já trabalhou em Chapadinha por quase três anos (2003 a 2005), mas teve que deixar o quadro por falta de condições de trabalho. De volta à cidade, ele acredita que a partir de agora, terá recursos para trabalhar de maneira plena.
 
A mãe já teve alta e acompanhamento de uma assistente social que deu todo o apoio nesse momento difícil.
 
 
Por: Brendha Gomes - Local Notícias
 

Arquivo do blog