WebNet

WebNet

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O Brasil de Joaquim Barbosa e Cristiano Simas

Por: James Galvão - ChapadinhaBlog
 
Joaquim Barbosa e Cristiano Simas, o primeiro Ministro do Supremo Tribunal Federal e o segundo Juiz de Direito da 1ª vara de Chapadinha e Juiz da 42º Zona Eleitoral.

O primeiro tem ganho reconhecimento da sociedade com a aplicação da lei aos réus do famoso "Mensalão", sendo inclusive cogitado para assumir a presidência daquela corte, decisão que deve sair hoje(10).

O Ministro Joaquim Barbosa também é conhecido pela críticas que faz a colegas Ministros, um exemplo da postura de Barbosa foi as pesadas acusações ao ex Presidente do Supremo Tribunal Federal Cesar Peluso chamando-o de “ridículo”, “brega”, “caipira”, “corporativo”, “desleal”, “tirano” e “pequeno” em entrevista à jornalista Carolina Brígido.
Confirmado o nome de Barbosa, ele será, segundo a Fundação Palmares, o primeiro presidente negro da Corte Suprema. Indicado para a instituição em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Barbosa tem uma trajetória de vida que demonstra esforços pessoais e determinação.

A posse de Barbosa só ocorrerá em novembro, quando, no dia 18, o atual presidente do STF, Carlos Ayres Britto, se aposenta compulsoriamente por completar 70 anos. Mas ainda não há a data precisa para a cerimônia de posse do novo presidente da Corte Suprema.
 
O segundo, Cristiano Simas de Sousa Juiz de direito da 1ª vara de Chapadinha e Juiz Eleitoral da 42ª Zona foi apontado em 2011 pela Controladoria Geral de Justiça(CGJ) como um dos melhores Juizes, o mérito a Cristiano se deu por ter tido uma boa produtividade, ou seja, o número de processos julgados por Cristiano foi superior ao número de processos distribuídos pela secretaria da vara que responde.


No período eleitoral, Cristiano Simas deixou bem claro aos candidatos, representantes de coligações e sociedade em geral que não aceitaria nenhum tipo de baixaria, tendo inclusive baixado portaria onde afirmava que, quem não a cumprisse seria preso e recolhido a uma cela da cadeia pública.
(RELEMBRE)

Sempre disposto a esclarecer as dúvidas dos cidadãos chapadinhenses, o magistrado ainda disponibilizou os telefones do cartório eleitoral para o eleitor tirar dúvidas e denunciar candidatos com propagandas irregulares.

Com a proximidade do dia de votação os boatos contra os candidatos ao executivo, Belezinha(PRB) e Magno Bacelar(PV) surgiram de uma forma avassaladora e mais uma vez lá estava o magistrado sempre a disposição para os esclarecimentos necessários.

Essas e tantas outras atitudes tomadas pelo Juiz Cristiano Simas, fizeram com que a sociedade em geral e até mesmo o próprio juiz colhessem frutos positivos no Domingo que passou, Chapadinha teve a eleição mais tranquila já vista na história do município.

Após os resultados, novos boatos surgiram em Chapadinha e mais uma vez o Juiz Eleitoral Cristiano Simas emitiu uma nota concisa e oportuna para esclarecer os fatos que já tomavam conta das esquinas da cidade.

Este é o Brasil de "Joaquins" "Barbosas" e "Cristianos". Homens capazes, centrados e vigilantes às questões que possam vir a gerar revolta popular.

 

Arquivo do blog