WebNet

WebNet

terça-feira, 10 de julho de 2012

D. Virgílio Antunes (em Portugal) Preside à Celebração do Envio de Missionários à Chapadinha-MA

À semelhança dos últimos dois anos, a paróquia de Almagreira vai receber, no próximo dia 14 de Julho (Sábado), a celebração do envio do Grupo Missionário João Paulo II, numa eucaristia a ser celebrada às 19 horas e presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes. Depois da celebração, segue-se um jantar partilhado aberto à toda a comunidade.


Este ano, são seis os jovens que, acompanhados pelo Padre Luís Miranda, partem no dia 26 de Julho rumo a Chapadinha-Maranhão/Brasil.

 
Grupo de Missionários que veio ano passado (2011)

Aterrando em terras brasileiras, espera-os uma longa viagem feita numa carrinha que os vai transportar entre mata e palmeiras até Chapadinha, uma paróquia com 80 mil pessoas, das quais 45 mil vivem no centro urbano. O que vão fazer? Vão visitar famílias, dar aulas de música, sensibilizar e ensinar sobre cuidados a ter, por exemplo na área da saúde…etc, de entre muitas outras coisas.


É a quinta vez que este Grupo Missionário se desloca ao nordeste brasileiro, num trabalho de cooperação missionária, mas para isso acontecer, houve toda uma caminhada a fazer, ainda em Portugal, e que levou meses.

 
Missionários em atividades em Chapadinha (2011)

Foi isso mesmo que, ao longo do último ano, este grupo de jovens esteve a fazer em Almagreira: a crescer e a prepara-se para partir em missão.


Eis os 07 missionários: Ana Rita (Condeixa); Tiago Rodrigues (Pelariga); Rute Santos (Almagreira); André Medeiros (Chão de Couce); Susana Marques (Santo António dos Olivais); Mirela Costa Simões (Soure) e o Padre Luís Miranda. Espera-os sobretudo, o povo de Chapadinha (dum bairro ainda por definir).

 
Missionários desenvolvendo trabalhos com a comunidade carente de Chapadinha

Chapadinha tem sido o destino desta colaboração missionária da Diocese de Coimbra. O Maranhão, estado do Brasil onde se situa Chapadinha, é a região mais pobre de todo o Brasil. Em termos sociais esta cidade é uma realidade de grandes assimetrias, em que um grupo muito pequeno de pessoas tem tudo e a maioria da população vive sem ter acesso ao básico: alimentação, água potável, cuidados básicos de saúde, acesso a uma educação escolar de qualidade, etc.

 
Missionários na companhia de alguns chapadinhenses

Este é o ano eleitoral para as prefeituras (equivalente às nossas câmaras municipais), por via disso este grupo missionário irá encontrar um ambiente pesado, devido a um rol infinito de promessas políticas, de corrupção para ganhar eleições (inclusive com algumas ameaças físicas às pessoas), que certamente exigirá do grupo um maior trabalho de formação da consciência, de educação para a cidadania ativa, participativa e responsável.

Por: Pedro Murtinho
Do Site AMICOR (Comunicação Social da Diocese de Coimbra)

Arquivo do blog