WebNet

WebNet

terça-feira, 29 de maio de 2012

Professor da UFMA Lança Livro em Chapadinha

CHAPADINHA – Sistema de manejo de açaizais nativos é o título do livro do professor mestre James Ribeiro de Azevedo, do Departamento de Agronomia da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, que será lançado no dia 31 de maio de 2012, às 17h30, no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, CCAA, localizado na cidade de Chapadinha.

O livro é fruto de pesquisas realizadas na Ilha de Paquetá e na Ilha Grande, no município de Belém, estado do Pará. Ali, por meio da metodologia de diagnósticos de sistemas agrários, o autor de Sistema de manejo e açaizais nativos analisou os diferentes tipos de estratégias e manejos utilizados pelos ribeirinhos, já que o açaí é o mais importante fruto em termos de consumo e renda desta localidade.

Durante a pesquisa foram entrevistadas 31 famílias da Ilha de Paquetá e 22 famílias da Ilha Grande, por intermédio de questionários elaborados com perguntas abertas e fechadas sobre família, habitação, patrimônio, situação fundiária, renda, manejo do açaizal e as formas de comercialização do fruto. Em entrevista, o professor James de Azevedo detalha o processo de pesquisa que culminou na criação do livro, bem como as suas principais observações acerca do estudo. Confira!

 


Como surgiu a ideia de realizar uma pesquisa direcionada a esta temática?

James de Azevedo - Naquele momento, estava trabalhando na Prefeitura Municipal de Belém, estado do Pará, prestando serviço de extensão rural aos ribeirinhos e, enquanto fazia o curso de mestrado em Agriculturas Familiares, decidi fazer uma pesquisa, no caso, uma dissertação, que pudesse colaborar com o manejo do açaizal nativo desenvolvido pelos ribeirinhos.

Como foi o processo de pesquisa que deu origem à obra?

JA - A pesquisa foi uma grande experiência em minha vida. Para realizá-la, tive que passar alguns dias morando com os ribeirinhos [...] Percebi muitas dificuldades enfrentadas pelas famílias, pois além do sistema de manejo, pesquisei aspectos de abastecimento d’água, saúde, educação, transporte, moradia, fundiário, ambiental. Enfim, aspectos condicionantes ao desenvolvimento daquelas populações. A vivência possibilita observar muitas coisas importantes que não são identificadas por outros métodos de pesquisa. O leitor vai ter uma visão ampla das condições de vida dessas famílias.

Qual a relação entre o açaí e as comunidades ribeirinhas de Ilha Grande e Paquetá?

JA - O açaí faz parte da identidade, da cultura dessas famílias, é o seu principal alimento. Para muitas famílias é o maior componente da renda [...] Tem algumas pessoas que fazem de tudo para consumir açaí todos os dias do ano. Também, o açaí está presente nas moradias de muitas famílias como material de construção e também nas construções de abrigos para animais domésticos. É utilizado ainda para alimentação de animais domésticos, como suínos e aves.

Que lugar o açaí ocupa no mercado de produtos de origem extrativista?

JA - O fruto do açaí é o quinto colocado entre os produtos extrativos não madeireiro em valor da produção (R$ 79.378.000,00) no Brasil, ano de 2010 (PEVS/IBGE, 2011). Em Belém, o açaí é o segundo alimento mais consumido pela população, perde apenas para a farinha de mandioca e está sendo comercializado como bebida energética em muitos estados brasileiros e em vários países.

Quais são as suas principais observações relacionadas ao sistema de manejo dos açaizais nativos?

JA – Primeiramente, os ribeirinhos realizam diferentes tipos de manejo de acordo com suas estratégias, portanto as propostas de desenvolvimento devem ser adequadas para os diferentes sistemas de manejo. A intensificação de manejo pode levar a “monocultura” e seria um grave risco que poderia advir com o surgimento de pragas e doenças, a diminuição na ciclagem de nutrientes e a diminuição da produção do açaí fruto. Com isso, seria muito importante valorizar outros produtos extrativos, propiciando outras fontes de renda e contribuir com a manutenção da biodiversidade. Percebi, também, que a legislação ambiental e o excesso de burocracia do IBAMA criam dificuldades para a comercialização legalizada do palmito, que é outro produto do açaizeiro. Por fim, concluo que, atualmente, o manejo de açaizal nativo realizado por esses ribeirinhos, provavelmente, pode ser considerado um manejo sustentável.

SOBRE O AUTOR

James Ribeiro de Azevedo é graduado em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, é professor adjunto da UFMA, lotado no Centro de Ciências Agrárias (CCAA), em Chapadinha.


Ascom/UFMA

Arquivo do blog