Confirmada a inclusão de mais 13 municípios maranhenses no Plano de  Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio-Norte (PDSRT). O  anúncio foi feito pelo técnico do Ministério da Integração Nacional e  coordenador geral do Plano, Júlio Miragaya, durante reunião dos  integrantes do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), nesta  quinta-feira (22), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. A  reunião contou ainda, com a presença do secretário de Estado de Turismo,  Tadeu Palácio, representantes dos Ministérios da Integração Nacional e  do Turismo, gestores das cidades que fazem parte do plano e  representante de órgãos estaduais.O  Plano de Desenvolvimento do Meio-Norte, uma iniciativa do governo  federal em parceria com os governos do Maranhão, Piauí e Ceará, é  direcionado para o desenvolvimento sustentável de regiões com baixos  patamares de renda per capita e com reduzidas taxas de crescimento.
Nessa  segunda fase passam a integrar o Plano os municípios de Axixá,  Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Presidente Juscelino e  Rosário, na Região do Baixo Munim, e de Anajatuba, Itapecuru-Mirim, Nina  Rodrigues, Presidente Vargas, Santa Rita e Vargem Grande, na Região do  Baixo Itapecuru, totalizando uma área de 11.882,41 km².
Esses  13 municípios também integram os Territórios Rurais selecionados para o  Programa Desenvolvimento de Territórios Rurais da Secretaria de  Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário  (MDA) e do Programa Territórios da Cidadania.
Os  demais municípios maranhenses contemplados no plano são Afonso Cunha,  Água Doce do Maranhão, Anapurus, Araioses, Barreirinhas, Belágua, Brejo,  Buriti, Chapadinha, Humberto de Campos, Magalhães de Almeida, Mata  Roma, Milagres do Maranhão, Paulino Neves, Primeira Cruz, Santa Quitéria  do Maranhão, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, São Benedito  do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia e Urbano Santos.
Leia mais...