WebNet

WebNet

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Distribuídas sementes para agricultores da Baixada

Foto: Tadeu Lima, presidente da Agerp
Cerca de dois mil agricultores de oito municípios da baixada maranhense estão recebendo 15 toneladas de sementes de uma nova variedade do arroz arariba. A semente, geneticamente melhorada, possui maior produtividade e resistência a uma das maiores doenças enfrentadas na região: a brusone do arroz.

A entrega foi iniciada semana passada, durante o Dia de Campo realizado em Arari pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), em parceria com o Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cocais e Planícies Inundáveis e Prefeitura Municipal de Arari.

A nova variedade da semente arariba faz parte do Projeto de Desenvolvimento da Cultura
do Arroz em Várzeas, desenvolvido desde o ano passado pela Agerp e Embrapa e que tem como objetivo melhorar a produção das Regiões de Pindaré e Baixada Maranhense, nivelando a cultura do arroz, através do uso de um mesmo padrão tecnológico de produção e utilizando a mesma variedade de sementes. Essa medida proporciona um aumento de qualidade e agrega valor ao produto na hora da venda.

O secretário-adjunto da Sagrima, Antônio Gualhardo Prazeres, informou que além das sementes, também estão sendo distribuídos equipamentos, tais como plantadeiras e forrageiras e adubos e calcário. “Como fazemos todos os anos, também serão distribuídas no mês de outubro, sementes de milho e feijão”.


O presidente da Agerp, Tadeu Lima (foto acima), lembrou que o Projeto de Desenvolvimento da Cultura do Arroz em Várzeas, visa resgatar a produção de arroz na região. “Com esta semente distribuída teremos um salto de qualidade e a padronização do arroz cultivado na região”, avaliou.

Ascom/Sagrima

Arquivo do blog