WebNet

WebNet

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Força-Tarefa da PF cumpre 28 mandados judiciais no Maranhão. Chapadinha está na rota

COMBATE ÀS FRAUDES
Foram presas 14 pessoas que atuavam na região de Chapadinha
De São Luís (MA) – Quatorze pessoas que fraudavam o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Maranhão foram presas, na manhã desta quarta-feira (23), pela Força-Tarefa Previdenciária, composta por servidores da Previdência Social, Polícia Federal e Ministério Público Federal. Também foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão. Os detidos foram localizados nas cidades de São Luís, Chapadinha e Brejo. Entre eles estão cinco servidores do INSS.
A quadrilha atuava com a participação de servidores da Agência da Previdência Social (APS) de Chapadinha, que habilitavam e concediam indevidamente benefícios previdenciários mediante o pagamento de propina. Despachantes de benefícios, conhecidos como atravessadores, também participavam do esquema. Eles montavam os processos irregulares de requerimento de benefícios, com documentação adulterada. Participavam, ainda, pessoas que auxiliavam os despachantes no aliciamento de segurados e na falsificação documental.
O prejuízo aos cofres da União inicialmente detectado é de R$ 1,1 milhão, após análise de uma amostragem de 379 benefícios previdenciários. Os benefícios fraudados foram salário-maternidade, aposentadoria rural por idade e pensão por morte retroativa.
O título da Operação Erva Daninha foi escolhido por alusão ao envolvimento de alguns servidores da APS Chapadinha na prática criminosa, considerados ervas daninhas dentro da instituição previdenciária.
Informações para a Imprensa: (61) 2021.5113

Arquivo do blog