WebNet

WebNet

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Democracia Não Seja Só Palavra Bonita

Democracia quer dizer: governo do povo. Não é apenas o exercício do voto. Nem se pode resumir à campanha eleitoral. Campanha eleitoral e votação não esgotam a democracia. Mas, entre nós, nem isso é bem feito. O gás democrático existente ainda não consegue mobilizar a sociedade para a responsabilidade cívica. Fica na cultura do "deixa pra lá!", "dou o voto a quem me pagar!". Campanha é feira.
A furiosa astúcia de alguns candidatos irresponsáveis negocia o preço de muitos votos. E há muita gente que é feirante, gosta do negócio de vender votos. Nas praças fazem-se comícios, mas, depois pelas portas, provoca-se encontros e aí a oferta de dinheiro, materiais de construção, eletro domésticos, favores, jeitinhos... rola livremente. Os cofres do Estado, os dinheiros da Prefeitura... são jogados ao povo como milhos às galinhas. É uma vergonha, uma calamidade! Entre nós a corrupção é grande. O povo exige e aceita. Os candidatos prometem, arranjam e dão. Predomina o egoísmo, reinam os interesses individuais. Negócio sujo e imoral! Manobras mesquinhas e nojentas! E, depois de satisfeita a sua vontade, muitos eleitores desinteressam-se. Deixam tudo aos políticos profissionais que não se comprometem senão em reaver o distribuído.

Aí o desinteresse perante as exigências do bem comum, a passividade face ao desenvolvimento, o desvio de verbas públicas, a preocupação com arranjar faturas falsas, a invenção de empresas fantasmas e periódicas, a compra de vereadores para, com a maioria na Câmara, ter a certeza das contas aprovadas que o Tribunal de Contas certamente vai rejeitar.

O povo olha para tudo isto e pergunta: "Mas para onde vai o dinheiro que está chegando?". Claro que há explicações, arranjos, desculpas... mas a visão da realidade é mais forte que a pretensão de tantas lucubrações falsas. E quem recebeu dinheiro agora cala-se, fecha-se em si, guarda todo o segredo e também pergunta: "Onde está o dinheiro?!" (Devia haver alguém que lhe dissesse: "Ficou no seu bolso!")

A um povo corrupto correspondem candidatos corruptos. A candidatos corruptos corresponde um povo corrupto. Não há escrúpulos, não há vergonha, não existe moral nem pudor nestas miseráveis manobras! Rouba o povo e roubam os profissionais. Acha que estão não é a verdade? - Então me expliquem o que está por aí passando!

Podem encher rádios de auto-elogios, podem publicar jornais prestigiadores... mas o que se vê é outra coisa... e o cheiro a corrupção começa a feder demais. Insuportável! Incrível demais!

Democracia é compromisso do povo num governo participativo que promove o bem comum, não marginaliza ninguém e não se alimenta da mentira nem da opacidade administrativa.
________________________________________
Boletim Formativo e Informativo das Paróquias de Chapadinha e Mata Roma - Nº 20 - 24/05/2009 - Diretor: Pe. Manuel Neves / Diretor-Adjunto: Pe. Pedro José / Pastoral da Comunicação.

Arquivo do blog