WebNet

WebNet

sexta-feira, 29 de maio de 2009

APELO À SOLIDARIEDADE

Nos últimos dias temos acompanhado o sofrimento de milhares de pessoas atingidas pelas chuvas nas regiões norte e nordeste do Brasil. A tragédia das chuvas assume dimensões de catástrofe com mais de 750 mil pessoas precisando de comida, água potável e abrigo.

No Piauí, são mais de 48 mil pessoas atingidas em 61 municípios do Estado. No Maranhão, 29 municípios estão em situação de emergência e mais de 22 mil pessoas estão desabrigadas. No Ceará, 69 municípios foram atingidos pelas águas, 12 pessoas morreram, 140 estão feridas, 16.311 perderam tudo e estão desabrigadas (dados da Defesa Civil de 07/05/2009).

Reconhecendo que a valiosa ação de solidariedade das comunidades e da Igreja local não consegue fazer frente a tantas necessidades, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em conjunto com a Cáritas Brasileira, convoca suas dioceses, paróquias e todo o povo brasileiro para se juntarem à Campanha Nacional de Solidariedade ao Norte e Nordeste.
Cada paróquia, diocese ou comunidade organizada poderá buscar a melhor forma de colaborar com os atingidos pelas chuvas. A solidariedade não tem fronteiras nem limites.

Aqueles que decidirem fazer doações em dinheiro para socorro imediato às vítimas, reconstrução de casas e recuperação dos meios produtivos poderão fazer o depósito nas contas bancárias abertas para esta finalidade pela Cáritas Brasileira.

Cáritas Brasileira – SOS NORTE E NORDESTE
· Banco do Brasil: Agência 3475-4, c/c: 23091-X
· Banco Bradesco: Agência 606, c/c: 68000-1
· Caixa Econômica Federal: Agência 1041, operação 003, c/c: 935-1

As contas bancárias estarão abertas por 120 dias, ou seja, até o dia 10 de setembro de 2009. As paróquias, comunidades e doadores individuais que necessitarem de recibos deverão enviar o comprovante de depósito para a Cáritas Brasileira (fax: 0xx61 3214.5404), informando os dados para emissão do recibo e o endereço para onde ele deverá ser enviado.

A CNBB solicita a todos os bispos, presbíteros, ministros e agentes de pastoral que divulguem a CAMPANHA nas missas, visitas domiciliares e reuniões pastorais, sítios eletrônicos, programas de rádio e de televisão; e colaborem na realização de coletas de solidariedade nas missas, na comunidade, nos grupos e nas escolas católicas.

Confiantes na materna proteção de Nossa Senhora Aparecida, oremos todos pelas vítimas das enchentes, para que encontrem conforto e alivio em suas dores.

Com fraterna saudação e unidos em oração.
Dom Geraldo Lyrio
Rocha Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Mariana
Arcebispo de Manaus
Presidente da CNBB
Vice-Presidente da CNBB
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário-Geral da CNBB

Arquivo do blog