WebNet

WebNet

sexta-feira, 13 de março de 2009

Amde abre nova etapa de visita aos municípios

A partir da próxima segunda-feira (16), equipes técnicas da Assessoria aos Municípios para Desenvolvimento da Educação (Amde) darão início à primeira etapa, deste ano, de visita aos 217 municípios para acompanhar todas as ações das redes municipais de educação. Os técnicos irão acompanhar a inserção dos municípios no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e a execução do Plano de Ações Articuladas (PAR). Esta etapa da visita será encerrada no dia 06 de abril.

De acordo com a chefe da Amde, Anny Kristen Pires Mendes Gomes, a equipe irá apresentar aos novos prefeitos, secretários de Educação e comitês gestores de cada município as ações do PDE, o acompanhamento do PAR e as ações das redes municipais de educação para melhorar a oferta de qualidade da educação.

Ela explica que o acompanhamento efetiva-se a partir de reuniões com os Comitês Gestores, onde são informadas as ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério da Educação (MEC) em curso, a exemplo dos programas para aquisição de veículos escolares, construção de creches e formação inicial e continuada de professores.

Anny Kristen conta que as reuniões ocorrerão de forma intersetorial, democrática e participativa com a presença de representantes das Secretarias de Educação e do comitê gestor local do PAR, bem como representantes de entidades governamentais e não governamentais.


Durante este ano outras cinco visitas serão realizadas a todas as circunscrições. Durante as visitas realizadas a partir de 2007, as equipes de técnicos da Amde elaboraram um diagnóstico da situação educacional das redes municipais de educação e asseguraram investimentos de cerca de R$ 300 milhões na educação dos municípios maranhenses até 2011, que serão alocados diretamente do governo federal para as redes municipais de educação.
Secom

Arquivo do blog