WebNet

WebNet

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

TRE cassa Grachal; Carmem Neto assume de vez

O TRE cassou nesta terça-feira (27), o registro de candidatura do prefeito de Mata Roma, Lauro Pereira Albuquerque, o Grachal (PDT). Após a decisão, o tribunal determinou que a segunda colocada nas eleições de outubro, a socialista Carmem Neto (PSB), assuma imediatamente o cargo. Ela deve ser diplomada hoje, quarta-feira (28), em Chapadinha.
A cassação de Grachal é uma derrota do chefe da Casa Civil, Aderson Lago, e uma vitória do deputado Paulo Neto (PSB), marido de Carmem Neto. O filho dele, o advogado Rodrigo Lago, ainda fez a defesa emocionada do pedetista durante a sessão, mas os juízes foram unânimes em cassar Grachal. Enquanto o advogado deixava o tribunal cabisbaixo, a socialista comemorava a vitória em companhia do marido e partidários na entrada do TRE (na foto ela aparece no meio de preto).
“A justiça foi feita”, declarou a socialista para quem “por trás de toda a bagunça feita no município tinha muita gente grande por trás”. É uma clara referência ao chefe da Casa Civil.
Há duas semanas o TRE tirou Carmem Neto do comando da cidade porque ainda estava decidindo questões referentes à posse e à diplomação. Grachal foi cassado porque teve contas rejeitadas pelo TCE do período que comandou a Câmara de Vereadores, em 1998. O futuro ex-prefeito poderá recorrer ao TSE, mas dificilmente terá êxito porque foi a própria Corte Superior quem determinou novo julgamento no tribunal regional quando ele já perdia por 3 votos a 0.
O relator da matéria foi o juiz Luiz Gonzaga. Ele deixou claro em seu voto que os vários casos de indeferimentos de registros de candidatura nas eleições passadas ocorreram “em função do comportamento amadorístico e displicente de grande parcela dos candidatos que, ao sabor de irregularidades praticadas durante o período eleitoral ou no exercício de mandatos passados, terminaram por soterrar a vitória eventualmente conquistada nas urnas”.

Blog Décio Sá - Imirante.com

Arquivo do blog