WebNet

WebNet

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

"Mutirão do Entulho" encontra barreiras

por William Fernandes
A prefeita falou em multar a quem não obedecer. Por enquanto, ninguém está obedecendo. A pergunta é: será que a população vai colaborar?
Na primeira semana de janeiro a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, lançou o “Mutirão do Entulho” uma campanha de coleta de entulhos (restos de construção e pedaços de árvores) por todos os bairros da cidade. Para tanto contou com o apoio de alguns empresários que cederam 10 caçambas e duas enchedeiras para ajudar na coleta. Dezenas de toneladas de entulhos foram retiradas das ruas da cidade no período, mas ainda ficou muito lixo a ser retirado. De lá para cá, a campanha não se repetiu e nem a população deixou de colocar entulhos nas ruas e calçadas, inclusive no Centro da cidade.
Na época em que lançou a campanha, a prefeita avisou que o entulho, que é de responsabilidade do dono, seria retirado pela prefeitura com ajuda de parceiros, mas que a partir de determinado momento, a coleta seria suspensa e os infratores passariam a pagar multa, conforme código de postura do município.
A coleta de entulhos não está mais sendo realizada e, apesar da campanha veiculada nos meios de comunicação da cidade, a população continua acumulando entulho por cima de entulho em todos os cantos, numa completa demonstração de falta de educação e de desacato às determinações da autoridade máxima do município.
É notório que Chapadinha cresce com rapidez e há muitas construções, mas é necessário o cumprimento de certas regras para que a cidade não se torne uma “Índia do Nordeste” com tantas irregularidades cometidas diante das autoridades.
É esperar para ver se os desobedientes realmente serão multados. O desafio está lançado.
Foto meramente ilustrativa

Arquivo do blog