Chapadinha/MA - Sexta-Feira, 29.Novembro.2019
Secom
A Prefeitura de Chapadinha - por meio da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, reuniu cerca de 100 servidores para debater e reformular as diretrizes do Projeto Político-Pedagógico (PPP) para 2020 durante o I Seminário Interno da pasta. O documento representa os princípios filosóficos, políticos e pedagógicos da pasta e serve como mediador de decisões, da condução das ações, além da análise dos resultados e dos impactos da Secretaria. O encontro que contou com a participação da Articuladora do Pacto Pela Aprendizagem Regional (APR) Zelda Cruz, foi realizado nos dias 28 e 29 de novembro.
A discussão sobre o PPP é um processo contínuo, que prosseguirá ao longo do próximo ano, e que reflete o trabalho de todos os profissionais envolvidos com a Educação. A elaboração do documento considera que é na prática que a teoria tem seu nascedouro, sua construção e fonte de desenvolvimento. De acordo com a secretária de Educação, profa. Vânia Cristina, a intenção desses encontros é propiciar o debate sobre a educação.
“Queremos abrir espaço para discussões sobre a Educação do município, que deve ser construída e trabalhada de forma democrática, horizontal e valorizando a dignidade humana. O PPP deve atender às demandas reais do profissional da educação e da realidade no ambiente escolar porque é a partir dessa troca que os alunos, foco de todos os esforços no processo educacional, serão beneficiados”, enfatizou Vânia Cristina.
Segundo ela, o documento não deve ser um conjunto de regras estanque a serem seguidas pelas unidades de ensino da rede, mas sim, um norte que auxilie a tomada de decisões. A ação pedagógica da escola deve ser pensada e estruturada de acordo com a realidade da comunidade em que ela está inserida.