A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vem investindo na melhoria do Atendimento Educacional Especializado (AEE) |
Via Blog da Jane
O princípio fundamental da escola inclusiva é que todos aprendam juntos, independente de suas dificuldades, talentos, deficiência, origem socioeconômica ou cultural, não importando como ela pensa, age, anda, ouça ou enxergue.
O apoio da Prefeitura de Chapadinha - por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vem buscando qualificar o atendimento da escola inclusiva.
"Esse investimento caracteriza-se fundamentalmente pelo compromisso com o direito de todos à educação, a igualdade de oportunidades e a participação de cada uma das crianças, adolescentes, jovens e adultos nas várias esferas da vida escolar" disse a professora Vânia Cristina - secretária municipal de Educação.
Entende-se por escola inclusiva aquela na qual o ensino e a aprendizagem, as atitudes e o bem-estar de todos os educandos são considerados igualmente importantes. É uma escola na qual não há discriminação de qualquer natureza e que valoriza a diversidade humana como recurso valioso para o desenvolvimento de todos; uma escola que busca eliminar as barreiras à aprendizagem para educar de forma igualitária. Na escola inclusiva todos são reconhecidos em sua individualidade e apoiados em sua aprendizagem.
O horizonte dessa política é o cenário ético dos Direitos Humanos, garantia do direito de todos à educação, ao acesso e às condições de permanência e continuidade de estudos no ensino regular.
"Diante desse cenário, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) se configura como ação fundamental na garantia dos direitos e no atendimento às necessidades específicas de cada aluno, promovendo um processo ensino-aprendizagem eficaz que garanta a qualidade na educação" afirmou a Coordenadora da Educação Especial e Fonoaudiológica Dra. Kelsianne Aguiar.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos da educação especial, experiências e apoio pedagógico especializado que os auxiliem a superar ou minimizar as dificuldades encontradas no processo educacional e na vida diária.
Alunos da educação especial: aqueles que têm impedimentos de longo prazo e natureza física, intelectual, ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Público Alvo
Considera-se público-alvo do AEE:
Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos;
Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
Salas de Recursos
As salas de recursos são espaços onde se realiza o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência, por meio do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, centradas em um novo fazer pedagógico que favoreça a construção de conhecimentos pelos alunos, subsidiando-os para que se apropriem e se beneficiem do currículo escolar e participem da vida social. Portanto, um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos com deficiência.
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ESTÁ FUNCIONANDO NOS SEGUINTES PÓLOS:
- Unidade Integrada Almada Lima Filho
- U. I. Manoel José de Santana
- U. I. Presidente José Sarney
- U. I. Francisco Isaias do Nascimento - CAIC
- U. I. Professor Oliveira Roma
publicidade |