WebNet

WebNet

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Prefeitura de Chapadinha Lança "Semana Municipal do Aleitamento Materno"

17

A Prefeitura de Chapadinha por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta segunda-feira (24) a Semana Municipal do Aleitamento Materno em encontro que reuniu gestantes no Centro de Saúde Benú Mendes e faz parte da Campanha “Agosto Dourado”, que tem como tema: "Amamentar e trabalhar. Para dar certo o compromisso é de todos". A campanha segue até a próxima sexta-feira, dia 28, e tem como objetivo dar maior visibilidade acerca da importância da amamentação, estimular este ato e melhorar a saúde materno-infantil no município.



O momento teve a presença da Prefeita, Ducilene Belezinha, da secretaria adjunta de Saúde, Rosalva Andrade, das Coordenadoras da Atenção Básica do município, as enfermeiras Fernanda Taise e Diana Rose, o médico obstetra, José Almeida, equipes das Unidades Básicas de Saúde da Família e equipe do Nasf.


O obstetra, Drº José Almeida falou sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida e os benefícios que o ato traz tanto para o bebê quanto para a mãe. “A amamentação preveni doenças, entre elas o câncer de mama. A mãe deve ter o cuidado de como amamentar, deixando que o próprio bebê escolha o momento que deve se alimentar. Os cuidados nos primeiros meses de vida de um bebê são primordiais para uma vida saudável” ressaltou Almeida, que acompanha a gestação de risco pela rede municipal de sáude.


A prefeita Ducilene Belezinha, que é mãe de três filhos, falou de sua vivência com a amamentação, como incentivo do aleitamento materno e sua opção pelo parto normal. “Tenho a experiência pessoal de além de ter amamentado meus filhos apenas com o leite materno exclusivamente até o sexto mês de vida, o fato também de ter optado pelo parto normal nas três gestações por orientação de minha mãe” disse a prefeita que ainda esclareceu sobre os dispositivos que o município possui para acompanhar as gestantes. “Em Chapadinha, temos 22 Unidades Básicas de Saúde incluindo a zona rural, que disponibiliza de toda uma equipe técnica que acompanha as necessidades das mães desde o pré-natal de forma gratuita” enfatizou a prefeita.


A enfermeira Mirela Almeida, relatou em depoimento sobre sua experiência com a vivencia diária com a amamentação do seu primeiro filho. “O leite materno é a maior prova de amor que a mãe passa para o filho, sendo o suficiente para prevenir doenças tanto na mãe como no bebê. Na profissão sempre repasso orientações as gestantes, hoje como mãe posso concluir a grande experiência que é amamentar,“ - disse Mirela.


Amamentar e trabalhar é o tema da campanha e a técnica de enfermagem, Francerli, está encarando essa experiência com o seu terceiro filho. Segundo ela não é fácil mas que vale muito a pena. “Tenho 3 filhos, todos amamentei até os seis meses, e alerto ás mães que precisam voltar ao trabalho após o termino da licença maternidade, não se apressem em passar outras comidas para o filho antes desse período imaginando que o bebê terá dificuldades em ingerir outras comidas, porque é sim possível trabalhar e amamentar o seu bebê, e naturalmente acrescentar outra alimentação”  - ressaltou a técnica.



Durante o lançamento da campanha foi feita a entrega pela prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, 7 kits para enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde da Família, para serem utilizados como demonstração da “pega” correta durante a amamentação.



Os kits foram confeccionados pela artesã chapadinhense Conceição Cunha, através de uma ideia observada pela equipe do NASF de Chapadinha de um município do Brasil.


A programação da Semana Municipal do Aleitamento Materno inclui ações também na zona rural. Durante toda a semana haverá atividades nas Unidades Básicas de Saúde, dirigidas ao público em geral, especialmente a gestantes e mulheres que amamentam. Com a ação o município segue Rumo ao Selo Unicef.

Secom/PMC


Publicidade



Arquivo do blog