WebNet

WebNet

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Igreja Católica Inaugura Centro Comunitário do Bairro Recanto dos Pássaros


Como estava previsto e suficientemente anunciado, realizou-se no último domingo, 12 de agosto, no bairro Recanto dos Pássaros, a inauguração e entrega à comunidade local, de uma nova construção da Paróquia para servir de Centro de reuniões, celebrações, evangelização e catequese. Presente uma multidão vinda de várias comunidades. Padre Neves falou, primeiro, manifestando sua felicidade em entregar mais uma construção à Paróquia, sem dívidas e sem oferta de políticos.

Pe. NEVES na alocução do histórico da construção e na Benção

A compra do terreno e o custo da obra ultrapassou os 40 mil reais. Em seguida Solange, coordenadora, fez o histórico do aparecimento da comunidade, desde a falsidade de quem motivou a invasão e enganou a Paróquia, vendendo um terreno depois de o ter disponibilizado, até o presente. Lembrou a primeira missa celebrada pelo Pe. Casimiro, a “Missão Jovem”, com a segunda missa celebrada pelo Pe. Pedro, a disponibilidade da família do sr. Francisco, vizinho do local, a quem competiu cortar a fita da inauguração. O Prof. Pirrita congratulou-se também com a possibilidade que agora existe formação e catequese, lembrando que a Pastoral Familiar também alí trabalhou para despertar a comunidade.

A entrega da Cruz ofertada pelo Grupo de Crisma 2012; Pe. Luis Miranda (Grupo Missionário JP 2) em celebração; A dirigente daquela comunidade, Solange, em sua apresentação; O casal D. Joana e Sr. Bacurau (Pastoral do Dízimo) na entrega do fruto do Dízimo para a nova Comunidade.

Todos foram unânimes em lembrar Antônio Alves (In Memoriam) que foi um verdadeiro apóstolo que, em conjunto com Chico Chagas e Lindomar (da Loja Mais Eletro) sempre se esforçaram para que este momento acontecesse. Coube ao Pe. Antônio abençoar o novo edifício e ao Pe. Neves abrir as portas. Seguidamente foi celebrada a Eucarístia num ambiente de verdadeira catedral da natureza. A homilia foi partilhada pelos sacerdotes presentes. Pe. Luis Miranda (que se encontra em Chapadinha em companhia dos Missionários portugueses) falou para as comuniaddes não se acomodarem, mesmo perante as dificuldades, como fez o profeta Elias. Deus é a força da caminhada. Lembrou os três "P" (Possível, com Perseverança e numa dinâmica Progressiva).


Pe. Antônio referiu-se à necessidade de valorizar a presença do Espírito em cada batizado, evitando todo o vício da ofensa e do confronto pessoal que acontec nas famílias e noutras comuniadades, mesmo religiosas.


Pe. Casimiro que tinha chegado do Conjunto (das 1000 casas) e da capela do bairro da Aldeia, congatulou-se com o acontecimento que vem na sequência do trabalho da Palavra de Deus em muitas comunidades da cidade e do interior. Chegou mesmo a fazer entender que as comunidades são tantas que a equipe sacerdotal mal pode atender. É preciso mais esforço de leigos a colaborar.
Quadro com a imagem de Nsa. Sra. de Lurdes (Padroeira da nova Comunidade); Prof. Pirrita falando em nome da Catequese; Padres e fiéis adentrando o novo Centro; Fachada do novo Centro Comunitário.

O sol foi vagarosamente descendo no horizonte, oferecendo sua espontânea sombra depois de certo incômodo de calor, criando, com as árvores do local, um panorama de rara beleza e encanto que até criava distração, mas ajudava a contemplação e a oração. Terminada a Eucaristia, houve convívio dos presentes.



Arquivo do blog