WebNet

WebNet

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Arca das Letras Entrega Bibliotecas em Chapadinha

Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (27), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Programa Arca das Letras entregou quatro bibliotecas que serão utilizadas em assentamentos da reforma agrária no município de Chapadinha.
 
Abrindo os trabalhos dois vídeos foram mostrados ao público: uma animação brasileira chamada “Vida de Maria” que conta a história de Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece; o outro filme traz o diferente cenário de comunidades que já com acesso à leitura pelo Arca das Letras e tiveram significativos avanços.   
O evento incluiu ainda capacitação e diplomação dos agentes de leitura, que são monitores que auxiliarão as comunidades no manuseio dos livros.
O Programa
O programa foi criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o  Arca das Letras implanta bibliotecas para facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural brasileiro.
O Programa beneficia diariamente milhares de famílias do campo, formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas.
Bibliotecas Rurais
Para incentivar e facilitar o acesso à leitura, as bibliotecas são instaladas na casa dos agentes de leitura ou nas sedes de uso coletivo (associações comunitárias, pontos de cultura, igrejas), de acordo com a escolha da comunidade e disponibilidade dos agentes. O acervo inicial de cada arca conta com cerca de 200 livros, selecionados para contribuir com o trabalho, a pesquisa e o lazer das populações que vivem no campo. Os exemplares são escolhidos de acordo com a indicação e demanda das famílias atendidas. Os acervos são formados por literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos, técnicos, especializados e de referência ao exercício da cidadania. 

Prefeitura Parceira
Tendo a prefeitura municipal como parceira do programa, Chapadinha foi a primeira cidade da região a conseguir entregar as Arcas com livros para as comunidades. A secretária de educação Enir Ferreira Lima esteve na reunião e destacou a importância do programa para Chapadinha, “além da confecção das arcas, a prefeitura ainda disponibiliza o transporte, as condições para realização dos eventos e acompanha a formação dos agentes de leitura”, ressaltou Enir. Ainda de acordo com a secretária, a prefeitura estuda expandir o programa para outras comunidades rurais do município, “como o programa federal atende os assentamentos a secretaria de educação acompanhará esta fase de implantação e se for viável vamos levar a experiência a outras localidades do município”, finalizou.  

Arquivo do blog