WebNet

WebNet

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Arca das Letras: Biblioteca Será Implantada em Chapadinha Através de Parceria Entre SEMED e Programa Territórios da Cidadania do Maranhão

O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário vai implantar 43 bibliotecas em comunidades rurais dos municípios maranhenses Governador Nunes Freire, Buriti Bravo e Chapadinha. A ação abrange os Territórios da Cidadania Alto Turi e Gurupi, Cocais e Baixo Parnaíba. 

Em Chapadinha, a implantação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

As solenidades de entrega das bibliotecas (veja programa abaixo) serão realizadas nos dias 25 (Governador Nunes Freire), 26 (Buriti Bravo) e 27 de janeiro (Chapadinha). A equipe técnica do Programa e da Delegacia Federal do MDA no Maranhão também vai capacitar 86 agentes de leitura. Moradores das comunidades, eles ficarão responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura.

As bibliotecas chegam às comunidades do Maranhão como resultado da parceria com as prefeituras municipais, com os sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais,com o Instituto Territorium e a Empresa Agrofort, que fabricaram os móveis-bibliotecas chamados de arcas, onde são acondicionados os livros. 

O Arca das Letras, criado em 2003, já implantou 8.040 bibliotecas, capacitou mais de 17 mil agentes de leitura e distribuiu mais de 2 milhões de livros em todo o Brasil. O projeto de incentivo à leitura abrange um milhão de famílias de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pescadores.

No Maranhão já foram implantadas 384 bibliotecas do Programa
Arca das Letras e formados mais de 800 agentes de leitura. Eles atuam de forma voluntária em suas comunidades e vêm contribuindo para melhorar os índices educacionais e de leitura de seus municípios e ajudando as ações culturais se desenvolverem.

O Arca das Letras congrega uma rede de parcerias que viabiliza os recursos e as condições de instalação das bibliotecas em comunidades rurais. Entre os parceiros estão o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), prefeituras municipais, governos estaduais, editoras, artistas e o Programa Luz para Todos do Ministério de Minas e Energia.

Programação

* 25 de janeiro de 2011 – terça-feira – Governador Nunes Freire/MA

9h: Capacitação dos Agentes de Leitura

12h: Solenidade de entrega de 10 das bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura.

Local: Paróquia da Igreja Católica

Endereço: Rua da Paz, 558 - Centro


* 26 de janeiro de 2011 – quarta-feira – Buriti Bravo/MA

9h: Capacitação dos Agentes de Leitura

12h: Solenidade de entrega de 17 das bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura.

Local: Auditório da Câmara de Vereadores

Endereço: AV. Máximo Ferreira S/N


* 27 de janeiro de 2011 – quinta-feira –Chapadinha/MA
 
9h: Capacitação dos Agentes de Leitura

12h: Solenidade de entrega de 16 das bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura.

Local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha

Endereço: Rua Ananias Albuquerque, 625 – Centro

Arquivo do blog