GH Marmoraria & Vidraçaria

GH Marmoraria & Vidraçaria

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Abertas Inscrições para Exposição Agropecuária de Chapadinha

Foto/Divulgação da 1ª Edição (2013)

No mês de dezembro, Chapadinha (MA) será palco da 2ª edição da ExpoChapadinha -Exposição Agropecuária - realizada pela Prefeitura Municipal. O evento acontecerá de 5 a 7 de dezembro, no Clube Alpha Ville. A coordenação da ExpoChapadinha comunica aos expositores que as inscrições, para participar da mostra de produtos durante a feira, estarão abertas até o dia 04 de dezembro na Secretaria de Indústria e Comércio, que funciona no prédio Prefeitura.

O coordenador do evento, Alberto Junior, discutindo a II Expochapadinha com os parceiros, Secretário de Trabalho e Renda, Zezinho Lima; Secretário de Assistência Social, Francisco Paiva; Secretário de Agricultura, Antônio José; Secretário Adjunto de Agricultura, Tote e outros técnicos das secretarias municipais. 

Para realizar a II ExpoChapadinha a prefeitura está mobilizando uma rede de parceiros, que atuarão para promover um evento que ofereça entretenimento e lazer e movimente a economia local, gerando excelentes oportunidades de negócios. A programação inclui palestras, cursos práticos, eventos técnicos, concursos, mostras e vendas de animais, além de shows musicais.

Alberto Junior (Coordenador) esteve reunido com o Chefe da Regional da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged) em Chapadinha, José Ivo e o Secretário Adjunto de Indústria e Comércio, Armando Brito, onde definiram que a II EXPOCHAPADINHA será realizada nos dias 5, 6 e 7 de Dezembro. "Queremos, assim como ocorreu na primeira edição, superar as expectativas dos empresários e criadores da região do Baixo Parnaíba" - ressaltou Alberto.

"Pretendemos proporcionar o intercâmbio de experiências e informações entre técnicos e criadores para incentivá-los na prática de métodos modernos de manejo e criação, além de favorecer negócios de compra e venda de animais e tecnologias", afirma Alberto Carlos, coordenador do evento.

Do Portal Capril Virtual



terça-feira, 18 de novembro de 2014

Vem Aí: RESSACA DO NATAL na Associação Boa Vontade


Espaço Publicitário

Agende aí: No dia pós-Confraternização, o point será o Ressaca de Natal - pois tá tudo confirmado: a festa tradicional do dia de Natal - 25 de dezembro, esse ano será na Associação Boa Vontade, a partir das 4 horas da tarde, com animação de uma banda local (a ser definida); às 6 da tarde, o bicho vai pegar com o "Rei da Pisadinha" - Tony Guera & Forró Sacode e, às 9 da noite, tem o "Fera do Forró" - Washington Brasileiro, fazendo o seu mais novo show com suas novas musicas!

Ingressos antecipados, com preços promocionais, somente nas lojas Noroeste. Essa é mais uma realização com a marca Luis Gomes Produções. Maiores informações, ligue (98) 99113-4484 ou 98161-8648.


Chapadinha Sediará Audiência Pública Regionalizada Sobre o I Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana



Título Original: Seir e Parceiros Promovem Audiências Públicas em Seis Municípios Maranhenses

A Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir), em parceria com Secretarias de Estado e outros organismos, realizará audiências públicas regionalizadas sobre o I Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana nos municípios de Codó (19), Cururupu (22), Bacabal (25), Itapecuru (26) e Chapadinha (27).

O objetivo das audiências é garantir a participação das comunidades e ampliar o debate sobre as propostas que compõem o plano. As audiências serão coordenadas pela Comissão Estadual para elaboração do plano, composta por representantes das Secretarias de Estado de Igualdade Racial, Saúde, Segurança Pública, Desenvolvimento Social e Agricultura, Saúde, Cultura; de organizações da sociedade civil: Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde/Maranhão, Fórum Estadual das Religiões de Matriz Africana; Federação de Umbanda do Maranhão; e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphaan).

Em Codó, a Seir será representada pela gestora de Ações Afirmativas, Jacinta Maria Santos, e contará com a participação da representante da Sedes, Claudia Neta; da coordenadora da Renafro/MA, Luzimar Brandão; de representantes das comunidades de matriz africana de Codó e municípios vizinhos; e dos gestores municipais da Política de Promoção da Igualdade Racial.

Na programação está a apresentação dos objetivos da audiência, seguida da plenária para apresentação e discussão da minuta do Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.

A primeira audiência pública foi realizada em São Luís, nos dias 31 de outubro e 4 de novembro, com a presença de aproximadamente 140 pessoas. Na oportunidade o plano foi avaliado eixo por eixo, e os participantes puderam fazer sugestões para melhoria das propostas.

A construção do I Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana foi iniciada no primeiro semestre deste ano sob a coordenação da Secretaria de Estado de Igualdade Racial.

O objetivo é elaborar o plano contendo estratégias de enfrentamento coletivo da vulnerabilidade social dessas comunidades, mais conhecidas como terreiros.


Publicidade



VÍDEO - Entrevista do Governador Eleito Flávio Dino ao "Roda Viva"

No Roda Viva, Flávio Dino defende "ciclo de prosperidade para todos”.

Governador eleito garantiu que seu governo priorizará a universalização de direitos. Ele foi entrevistado no programa da TV Cultura por jornalistas de alguns dos principais veículos do país.


O governador eleito, Flávio Dino, deu os indicativos de como pretende administrar o Maranhão a partir de 1º de janeiro de 2015. Durante entrevista ao programa Roda Viva – TV Cultura, na noite desta segunda-feira (17), ele garantiu que irá trabalhar para instaurar a universalização de direitos e um ciclo de prosperidade no estado.


Vamos alavancar um ciclo de prosperidade para todos, trabalhando desde o primeiro dia para melhorar a vida das pessoas”, disse o governador eleito ao relembrar as 65 propostas que compõem seu programa de governo, apresentadas ao povo do Maranhão ao longo de toda a campanha eleitoral.

Ao discorrer sobre os caminhos que trilhou até a vitória eleitoral do último dia 5 de outubro, Flávio Dino reafirmou seus compromissos com o estado que o elegeu. “O foco principal da mudança política não pode ser a compreensão de que basta mudar os políticos. É preciso mudar o conteúdo das políticas públicas e garantir a universalização de direitos e serviços públicos.”

Abrindo o debate sobre o desenvolvimento econômico do estado, Flávio Dino apresentou as diretrizes a serem implantadas. Para ele, é necessário expandir o mercado interno com a consolidação das atividades econômicas já existentes e criando condições para que novos investimentos cheguem ao estado.

Nosso papel é garantir um ambiente favorável a quem investe no estado”, lembrando que a proposta é separar o público do privado, e promover a instalação de um ambiente institucional que priorize o livre mercado.

*Resumido.

Do Portal Vermelho - Leia na íntegra: Clique Aqui


Allaine Monteles Representa Chapadinha em Evento do Unicef em Belém (PA)


O UNICEF convidou representantes dos municípios brasileiros a participar da II Mostra Internacional das Semanas do Bebê. O evento acontece nesses dias 18, 19 e 20 de novembro, na capital Belém (PA).

Veja os estados com municípios representados na II Mostra Internacional das Semanas do Bebê: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.

Dentre os municípios maranhenses, Chapadinha participa do evento com a presença da assistente social Allaine Monteles - que representa a prefeitura e as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação. Vale ressaltar que, a professora Raimunda Portela (Dadá), que é a Articuladora do Selo Unicef em Chapadinha, por motivos superiores, excepcionalmente, não pôde comparecer ao evento.

A Mostra é realizada pelo UNICEF para promover a troca de conhecimentos sobre a realização dessa iniciativa entre países, Estados e municípios brasileiros. O objetivo é discutir as formas de fazer com que essa mobilização social contribua com a garantia dos direitos da primeira infância.

A segunda edição está sendo realizada em Belém em uma parceria com o Governo do Estado do Pará. No evento, serão apresentadas as experiências com a Semana do Bebê de 12 municípios selecionados por um júri de especialistas. Também serão apresentadas outras seis boas práticas com a Semana do Bebê no Brasil e no exterior.

O evento reúne representantes do poder público, gestores das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e representantes da sociedade civil.

Foram convidados a participar do evento - representando seus municípios, prefeitos, primeiras-damas, secretários e técnicos da Assistência Social, Educação, Saúde ou áreas relacionadas aos cuidados na primeira infância.

*Com informações da Assessoria


URE/Chapadinha - Escolas de Chapadinha e Tutóia Receberão Laboratórios de Informática

Imagem ilustrativa

A Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, concluiu mais alguns procedimentos para a indicação das escolas que receberão os novos laboratórios de informática que serão utilizados pelos alunos.

As indicações foram: CE Raimundo Araújo - em Chapadinha e, CE Zilmar Melo Araújo, em Tutóia.

Com isso, a Unidade Regional de Educação de Chapadinha conclui um ciclo que se encerra com benefícios a escolas das duas maiores cidades do Baixo Parnaíba.

Alem disso, a URE destinará até o final do ano aparelhos de ar condicionado, kits de atendimento especializado a alunos com necessidades especiais, bem como novas carteiras que já foram entregues durante o ano de 2014.

Com muita alegria anunciamos esses benefícios e ainda mais as reformas e ampliações de escolas previstas:

- Construção de quadra coberta no CE Raimundo Araújo;
- Construção de escola no Residencial José de Sousa Almeida (Mil Casas);
- Reforma e ampliação do CE Dr. Otávio Vieira Passos e CE Dr. Paulo Ramos, em Chapadinha, bem como do CE Dr. José Maria Cabral Marques, em Anapurus, dentre outras.

Voltando ainda à sede da Regional, hoje o CE Raimundo Araújo passa a se constituir a escola com melhor estrutura de funcionamento de toda a URE de Chapadinha, contendo:

- Salas climatizadas;
- Laboratório de informática novo (que vai ser instalado);
- Biblioteca;
- Quadra coberta (a ser construida em breve);
- Quadro completo de professores (a ser consolidado com o novo concurso público do Estado);
- Auditório para 100 lugares. Dentre outros equipamentos de utilização.



Publicidade



CHAPADINHA - PM Faz Apreensão de Arma de Fogo e Prende Infrator

José dos Reis da Silva Filho (Zé Filho), 24 anos, 
segundo ele, reside na cidade de Vargem Grande-MA.

Na manhã do último domingo (16), a guarnição de serviço recebeu uma denúncia que havia uma pessoa em atitude suspeita, em um povoado próximo da cidade.

A guarnição deslocou-se até o local para averiguar a situação, chegando lá foi localizado o indivíduo com as características repassadas, ele foi abordado, e foi feito uma revista, com ele foi encontrado uma arma de fogo (garruncha); ele estava empurrando uma moto Fan 125, cor preta, ano 2010, sem placa, chassi 9C2JC4110AR677785, por falta de combustível.

Arma apreendida

Cabe ressaltar que a referida moto não tinha chave, pois tinha sido feito ligação direta, poderia ser produto de furto, o mesmo falou que estava trazendo a moto para ser vendida para uma determinada pessoa no bairro Recanto dos Pássaros. 

O indivíduo é José dos Reis da Silva Filho (Zé Filho), 24 anos, segundo ele, reside na cidade de Vargem Grande.

O mesmo foi entregue juntamente com a moto e a arma na Delegacia para as devidas providências.

Do Blog do 16º BPM/Chapadinha


Publicidade



CHAPADINHA - Servidora Municipal Tem Moto Tomada de Assalto na Zona Rural

Esta é a moto roubada

A servidora pública municipal de Chapadinha, Silvete Monteles, teve sua moto Broz (Honda Bros Es150 - Ano: 2013, Placa: OJE 3862 - BURITI-MA) tomada de assalto em uma estrada vicinal do município de Anapurus, no último domingo (16). Ela foi assaltada por dois elementos armados.

Qualquer informação sobre o paradeiro da moto, manter contato com Silvete, pelo fone: (98) 3471-1072.


*As informações são do Blog do William Fernandes


Ginásio Poliesportivo é Entregue aos Chapadinhenses com Grande Festa

DSC_7007

No último sábado (15) foi entregue aos chapadinhenses o maior ginásio do Baixo Parnaíba – segundo maior da região Leste do Maranhão. O espaço, que recebeu o nome do poeta e desportista Raimundo Nonato Vale, é um sonho antigo dos munícipes que esperavam pela entrega há mais de 20 anos.


O prédio, que teve a construção iniciada e abandonada na década de 90, tem capacidade para mais de mil pessoas sentadas foi concluído pelo governo do Estado e entregue à administração municipal para a grande e esperada inauguração, com toda a infraestrutura, a fim de proporcionar mais possibilidades esportivas, modernização e bem-estar à população.

Agora, Chapadinha está em condição de receber nossos atletas, desportistas, e mesmo a população. É uma obra importante, esperada e desejada por muitas pessoas. Precisávamos de um governo municipal comprometido com o povo, para correr atrás dos nossos sonhos” – destacou o secretário de esportes, Erandyr Marques (Tôta).


O evento de inauguração contou com a presença da prefeita Ducilene Belezinha, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades e associações e da comunidade que vibrou com a entrega do ginásio.


Me sinto honrado em fazer parte desse momento, de uma obra que ficará na memória e na história do município. Foram mais de 20 anos de espera, muitos gestores passaram, mas não tiveram a garra e o compromisso de correr atrás dessa reforma, de abrir as portas do ginásio para a população. Graças à força de vontade do governo municipal hoje estamos contemplando o que muitos prometeram e não cumpriram. Chapadinha hoje tem seu ginásio, porque hoje Chapadinha tem quem busque por melhorias”- afirmou o secretário de Infraestrutura, Aluízio Santos.


A solenidade de inauguração foi marcada por muita emoção. A abertura do evento contou com a participação das crianças da rede municipal de educação, mostrando um pouco do que aprenderam, com o programa Mais Educação, como o balé, a capoeira e outras modalidades.




A família Vale, que teve o patriarca homenageado, também não escondeu a felicidade com o tributo a uma das grandes personalidades chapadenses. “Esse reconhecimento enche nosso coração de alegria. Estamos em festa por esses grandes presentes que recebemos, tanto a entrega do ginásio, com a homenagem a nosso pai”- declarou o Superintendente de Recursos Hídricos do município, Carlos Borromeu, filho do homenageado.



Grandes atletas do passado compareceram para a primeira partida de futsal, numa partida amigável entre chapadinha esporte clube e Juventus, grandes clubes dos anos 70 e 80.


Além das meninas do vôlei, os garotos do futsal e do basquete também participaram da programação esportiva.


Este ginásio é do povo de Chapadinha. Hoje é um dia de festa para nossos atletas, do passado e do presente. São eles que devem desfrutar deste momento festivo e histórico”, disse a prefeita Belezinha.



Publicidade



CQC Exibe Matéria Bombástica sobre Número de Mortes de Bebes em Caxias-MA

f_277530.jpg

Mais uma vez a dura realidade de Caxias-MA, é mostrada em rede nacional. A matéria que denuncia a morte neonatal de mais de 115 de bebes em menos de ano na Maternidade Carmosina Coutinho ganhou destaque no quadro 'Proteste Já', do programa CQC (Custe o Que Custar) da Band, desta segunda (17). Em duas partes, a matéria longa e de cunho bombástico exibiu os momentos em que a equipe do programa, comandada pelo repórter Oscar Filho buscava respostas, como a tentativa de falar com o prefeito Leo Coutinho. A polemica gira em torno do número de óbitos de bebes em comparação com os dados nacionais do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial de Saúde). A expectativa em torno da exibição da matéria fez a população de Caxias 'parar'. O clima na cidade é de revolta e se estende nas redes sociais. (Blog de Raquel Sousa - 180Graus)





Nunca se viu a TV Band ter tanta audiência no último século quanto nesta segunda-feira (17), o pacote de anúncios da TV local, nunca foi tão visto pelos conterrâneos caxienses, a nova integrante da bancada do CQC era nada menos que Ana Paula Padrão, jornalista crítica que nem “ZEUS” esta dispensaria, a jornalista começa logo com a figura linguística irônica dizendo:

- Só podia ser no Maranhão, afirma Ana Paula, mostrando a imagem que o estado tem perante os olhos do país.

Ana Paula Padrão

O protesto já começa com a sistemática de como deveria ou pelo menos seria as taxas de mortalidade aceitáveis pelos padrões exigidos pela ONU.

O advogado que presta reportagem fala que os índices apresentados pela Maternidade são comparados aos de “guerra”, era depoimento atrás de depoimento, mães revoltadas e indignadas pela morte de seus futuros filhos, as falas comovem até o coração mais duro.


CLIQUE AQUI  - e confira o vídeo da reportagem completa no programa CQC (TV Band)


Ricardo Rodrigues também arroxa a administração sobre um convênio de cifra equivalente a 500 mil reais que não teria sido aplicado em prol do atendimento do pré-natal de milhares de mães caxienses, a reportagem denuncia ainda atos de improbidade administrativa por parte do atual secretário municipal de Saúde, que por coincidência ou não, é tio do atual prefeito Léo Coutinho.

Jornalista Ricardo Rodrigues
Ricardo revela documentos e afirma que mais de 3 milhões de reais, foram destinados a uma UPA que nunca existiu...




A retrospectiva do encontro no restaurante da D’Cantus foi um prato cheio aos olhos dos caxienses, o programa frisa a parte em que o assessor do prefeito Léo Coutinho identificado como Daniel teria jogado uma garrafa no repórter Oscar Filho e ainda alimenta dizendo que o mesmo faz parte da folha de pagamento da prefeitura e é marido da Vereadora Thais Coutinho, informações que todos sabem que são verídicas, Ivan Brasil, sem credibilidade por sua vez,  faz parte da folha de pagamento e apresenta o programa “CIDADE LIVRE” vinculado ao governo municipal e em uma infeliz colocação disse que se fosse ele, daria era porrada no repórter,  ”é mole"?





Oscar Filho mostra que ao tentar entrar em órgão público não obtém uma informação sequer, e leva “porta na cara” e que ninguém pode resolver ou lhe dar qualquer noção de esclarecimento sobre o (des)caso.

A jornalista da bancada Ana Paula Padrão, finaliza revoltada, pois afirma vê na matéria, ameaças e covardia, e deixa o recado de que o CQC - "Custe o Que Custar", procurou órgãos como Ministério Público e afirma que este já está de olho.

Então tem gente que precisa ficar atenta, se não o mandato vai pelo ralo assim como o da prefeita de Coroatá...

Por: Átila Uchoa


Publicidade





Arquivo do blog