WebNet

WebNet

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Edital do 'Mais Médicos' Continua Aberto Até Esta Sexta (07) para Brasileiros com CRM


Está aberto, até às 23h59 desta sexta-feira, 7 de dezembro, edital do Ministério da Saúde para preenchimento das vagas do Mais Médicos por profissionais que possuem registro no Conselho Regional de Medicina, o CRM. A pasta está atualizando o sistema diariamente com o número de médicos convocados que já comunicaram aos Municípios a desistência da função.

Segundo o governo federal, o principal motivo alegado é a incompatibilidade de horário com outras atividades profissionais. Vale lembrar que o programa exige dedicação de 40 horas semanais em uma equipe de Saúde da Família. Já outra parcela dos selecionados informou que entrou em residência médica, recebeu nova proposta de trabalho ou teve problemas pessoais.

Ministro Gilberto Occhi
( Foto: Geraldo Magela/Ag. Senado )

Em audiência no Senado Federal nesta quinta-feira, 6 de dezembro, o ministro Gilberto Occhi garantiu que, se as vagas não forem preenchidas, o programa será aberto para médicos brasileiros formados no exterior. “O profissional tem até 14 de dezembro para se apresentar. Caso isso não aconteça, temos um plano B. Já no dia 17, na segunda-feira, vamos publicar novo edital abrindo oportunidade para brasileiros formados no exterior, estrangeiros e mais os médicos brasileiros com CRM”, explicou.

Procedimentos
Os médicos que optarem por desistir das atividades devem informar ao Município alocado, que comunicará a resposta ao Ministério da Saúde. A pasta tem feito contato com os convocados por meio do endereço eletrônico informado na inscrição, além de ligações telefônicas.

Segundo o ministro, inicialmente foram 35 mil inscritos no programa, dos quais 8.394 escolheram suas cidades. Desses, 3.700 já entraram em contato com as respectivas secretarias municipais de Saúde, sendo que alguns já iniciaram as atividades. O governo está ofertando 8.517 vagas no total, em 2.824 Municípios.

Há um esforço dos órgãos envolvidos para garantir a assistência aos brasileiros que antes eram atendidos por médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O edital do Mais Médicos é uma seleção para ocupar vagas de profissionais nos Municípios, principalmente os do interior do país.

Confira o cronograma.
Acesse a página de inscrição.
Da Agência CNM de Notícias com Ministério da Saúde e Agência Senado



publicidade


Arquivo do blog