WebNet

WebNet

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

CHAPADINHA | Prefeitura Realiza "II Conferência Municipal de Educação" - COMEC


SECOM / PMC

Nesta quinta (08) e sexta-feira (09) a Prefeitura de Chapadinha - por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED e do Fórum Municipal de Educação – FME, realizarão a II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CHAPADINHA - COMEC, com o Tema: “A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, conforme Decreto nº 03/2018.

OBJETIVOS

Consolidar a estruturação do Sistema Nacional de Educação e abranger a participação de todos os atores do Município no monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

I . Discutir e debater com gestores educacionais, trabalhadores em educação, estudantes, pais, representantes do poder público e da sociedade civil de CHAPADINHA / MA assuntos relacionados aos eixos temáticos da 3° Conferência Nacional de Educação - CONAE 2018;

II . Eleger os delegados que representarão o Município na Conferência Estadual de Educação;

III . Discutir os eixos temáticos a serem debatidos na 3° Conferência Nacional de Educação CONAE 2018;

IV . Acompanhar e avaliar as deliberações da CONAE de 2018, verificar seus impactos e proceder às atualizações necessárias para a elaboração da Política Municipal de Educação;

V . Monitorar e avaliar o cumprimento do PME – Plano Municipal de Educação: diretrizes, metas e estratégias, propor reformulações necessárias para que o planejamento das ações estejam articuladas com Plano Nacional de Educação no âmbito do Sistema Nacional Articulado de Educação.

VI . Relacionar o cumprimento das Diretrizes, Metas e Estratégias contidas nas Leis 13.005/2014 e 1.215/2015.

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e pais, alunos, servidores públicos, membros de associações e a sociedade civil em geral podem e devem participar.

Para fazer sua inscrição basta ír à Secretaria Municipal de Educação (Semed) levando um documento original com foto e a uma fotocópia (xerox) dele.

A Secretaria de Educação está realizando às inscrições nos seguintes horários: das 8h às 12h e das 14h às 17h30, no Prédio da SEMED – Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Senador Vitorino Freire, s/n, no período de 30 de janeiro a 07 de fevereiro.

A conferência será realizada na Unidade Escolar Manoel José de Santana, localizada na Travessa 15 de Novembro - Centro, deste município, conforme programação a seguir:

1º dia (08/02/2018)

16h45 Solenidade de Abertura – Boas Vindas / Composição da mesa de honra e Ato Cívico.

18h00 Apresentação da proposta do Regimento Interno da II COMEC – submetê-lo à aprovação da Plenária.

19h30 Palestra Magna com o Professor Alberto César Abreu Louzeiro.

20h30 Considerações Finais.

2° dia (09/02)

Os inscritos discutirão a Lei Municipal nº 1.215/2015 que aprovou a o PME – Plano Municipal de Educação em observância com a Lei nº 13.005/2014 que aprovou o Plano Nacional de Educação – PNE. As discussões respeitarão as diretrizes dos 08 (oito) Eixos propostos para a 3ª CONAE – Conferência Nacional de Educação e da COMAE – Conferência Maranhense de Educação conforme programação abaixo:

2º DIA (08/02/2018)

EIXO TEMA

Eixo I

O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Instituição, Democratização, Cooperação Federativa, Regime de Colaboração, Avaliação e Regulação da Educação;

Eixo II

Planos Decenais e o SNE: Qualidade, Avaliação e Regulação das Políticas Educacionais;

Eixo III

Planos Decenais, SNE e Gestão Democrática: Participação Popular e Controle Social;

Eixo IV

Planos Decenais, SNE e a Democratização da Educação: Acesso, Permanência e Gestão;

Eixo V

Planos Decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão;

Eixo VI

Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de Desenvolvimento e Educação: Cultura, Desporto, Ciência, Trabalho, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Inovação;

Eixo VII

Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde;

Eixo VIII

Planos Decenais, SNE e Financiamento da educação: Gestão, Transparência e Controle Social.

Portanto, sabendo da relevância do tema proposto e da necessidade de avaliar e monitorar o Plano Municipal de Educação deste município é que convidamos a população chapadinhense para participarem das discussões que culminarão em proposições a serem discutidas na Conferência Intermunicipal, Estadual e Nacional de Educação.

Na certeza da participação de todos e todas,

Cordialmente,

Dr. Magno Augusto Bacelar Nunes
Prefeito de Chapadinha

Vânia Cristina Lopes de Sousa
Secretária Municipal de Educação



Publicidade



Arquivo do blog