WebNet

WebNet

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

CHAPADINHA | Governo do Maranhão Através da SAF Visita Mulheres Extrativistas do Babaçu

Adelmo visita o local onde será construida a agroindústria; A visita é parte de uma agenda de compromissos pela SAF em Chapadinha e no Baixo Parnaíba maranhense.


O secretário Adelmo Sores, da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF, esteve nesta quarta-feira (18), visitando o P.A. Canto do Ferreira – comunidade rural de Chapadinha (MA) que está recebendo um projeto por meio da SAF/BNDES.

Os agricultores receberam com muita surpresa a visita do secretário, pois em meio há uma agenda de compromissos a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Maranhão) realizou o convite ao secretário e ele prontamente atendeu.

Na comunidade do Canto do Ferreira, está em andamento a implantação da Agroindústria de Beneficiamento da Extração do Óleo do Babaçu, fruto da seleção e aprovação do projeto construído pela parceria da Articulação Semiárido Brasileiro – ASA Maranhão, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão – AGERP/MA, o Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UFMA de Chapadinha, o Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas e a Prefeitura Municipal de Chapadinha (MA), por meio do Edital Nº 009/2016 - SAF/FUMACOP/BNDES.

Serão investidos quase R$ 400 mil, em mais de 120 m² de área construída para dar mais empodeiramento às mulheres quebradeiras de coco, ao extrativismo sustentável dos babaçuais e a integração das famílias no processo de produção, fortalecendo a convivência dos povos do campo e o desenvolvimento com justiça social.

Aproveitando a vinda do secretário, a comunidade apresentou uma pauta de reivindicação do Assentamento, além de salientar que, pela primeira vez um secretário de Estado esteve naquela comunidade. As principais reivindicações apresentadas pela presidenta da Associação das Quebradeiras de Coco dos Projetos de Assentamento de Chapadinha, Gracilene Cardoso, e demais lideranças da comunidade foram a construção de um poço artesiano por meio do Programa Água para Todos do Governo do Estado, a implantação de um sistema de comunicação por internet de Banda Larga via Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECTEC), além da implantação de um campo agrícola comunitário de 30 hectares (contendo Assistência Técnica realizada por profissionais da AGERP/MA, análise e correção do solo, sistema de irrigação e disponibilização de maquinário agrícola para o preparo do solo).

A visita foi muito importante para o Assentamento Canto do Ferreira, pois foi uma oportunidade de mostrar o potencial que a Agricultura Familiar tem, tanto para a economia local, como para o Maranhão.


Ao final da visita, Adelmo pôde saborear os produtos do extrativismo do babaçu, como os famosos biscoitos e o bolo de mesocarpo, além de conhecer o espaço onde será construída a futura Agroindústria de Extração do Óleo do Babaçu.



Publicidade




Arquivo do blog