WebNet

WebNet

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

ASA BRASIL | Chapadinha é Contemplada com Unidades de Recuperação de Áreas Degradadas na Zona Rural do Município


Este projeto vem com propostas de auxiliar na produção agroecológica

*Com contribuição de Juvenal Neres – coordenador executivo da Rede ASA Brasil; Tiago Jansen – assessor da Rede ASA Maranhão

As adversidades climáticas e a degradação da vegetação enfrentadas na região, em especial na nossa Zona Rural do município de Chapadinha, além de despertar interesses, atrai projetos voltados para a Agricultura Familiar e também para o combate à desertificação, políticas às quais são fundamentais para que o povo do campo tenha condições de permanecer no campo produzindo e vivendo bem.

O PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em parceria com o Ministério de Meio Ambiente – MMA, estão desenvolvendo por meio da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável e o Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável e Combate à Desertificação (ambos órgãos do MMA), o projeto “URAD – Unidades de Recuperação de Áreas Degradadas e Redução da Vulnerabilidade Climática na Região Semiárida Brasileira”.
O Projeto URAD traz várias propostas para a implantação de tecnologias sociais para preservação do meio ambiente, convivência com o semiárido e também como geração de renda para as famílias beneficiadas. 
O município de Chapadinha, que fica no Leste-Maranhense, território do Baixo Parnaíba, distante a 240 km da Capital – São Luís, foi contemplado pelo MMA com a implantação de 03 unidades que servirão de referência para outros povoados e municípios da região semiárida maranhense em ações combate à desertificação. 
Mais 04 estados (Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia) do semiárido brasileiro, além do Maranhão irão receber o benefício, em 01 comunidade por estado/município, com exceção do Maranhão, que receberá 03 unidades na zona rural de Chapadinha. Conheça mais sobre esta política acessando: http://www.mma.gov.br/gestao-territorial/combate-a-desertificacao

As comunidades Rodeio, Cercadinho e Canto do Ferreira - em Chapadinha, estão propondo suas demandas por meio dos diagnósticos que estão sendo aplicados pelo consultor do MMA, Engº Agrônomo João Macêdo Moreira, o João da Caatinga. Nesse diagnóstico estão sendo levantadas as necessidades locais e, avaliando junto com a comunidade quais tecnologias e/ou obras que se enquadrariam melhor na realidade de cada comunidade.


Este projeto vem com propostas de auxiliar na produção agroecológica, o qual os agricultores de maneira indireta já desenvolvem de forma sustentável o plantio de grãos e legumes na palhada, além do extrativismo do babaçu, que mesmo com a estiagem, as famílias conseguem produzir.

Nessas comunidades a agricultura tem grande potencial produtivo, nelas se produz melancia, arroz em sequeiro, feijão, milho e hortaliças. A assistência técnica e o acompanhamento da produção por profissionais do campo ainda é um entrave, já que o Estado deve assumir a responsabilidade e desenvolver a política. Mas as comunidades contam com a parceria da ASA Maranhão, da Prefeitura Municipal de Chapadinha (por meio das secretarias municipais de Educação / Infraestrutura / Meio Ambiente, e do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais CCAA/UFMA Campus Chapadinha).


A estratégia na implementação das 03 unidades de referência em combate à desertificação, é propor um novo método de convivência com a seca, adotando práticas sustentáveis de estocagem de água, de produção agropecuária e uso racional dos recursos naturais renováveis e não renováveis. As comunidades optarão em quais tecnologias e intervenções que serão adotadas na implantação da URAD.




Publicidade




Arquivo do blog