WebNet

WebNet

terça-feira, 21 de abril de 2015

Esporte: Alunos do Curso de Arbitragem de Futsal, Oferecido pela Prefeitura de Chapadinha, Parabenizam a Iniciativa


Foram três dias de aulas e depois da teoria chegou a hora de pôr em prática o que foi aprendido. Quase 40 alunos do curso de arbitragem de futsal, oferecido, gratuitamente, pela Prefeitura de Chapadinha, através da secretaria de esportes, tiveram que suar a camisa no ginásio Raimundo Nonato Vale.


O instrutor Ronaldo Baldez, da federação maranhense de futsal, não poupou ninguém, exigindo o máximo de cada aluno. Na avaliação, do instrutor, o resultado foi tão bom, que muitos dos alunos podem até ser incluídos na lista da federação, como árbitros profissionais, e até atuarem em competições importantes não só da cidade, mas em todo o Estado do Maranhão.


A gente ficou feliz com o encontrou aqui. Trabalhamos as partes técnica, tática e, também, a resistência dos alunos. Diante do resultado, temos a proposta de garimpar árbitros daqui de Chapadinha para que em 2016 possam integrar o quadro de oficiais de arbitragem da federação de futsal do Maranhão”, disse o instrutor, Ronaldo Baldez.


Todos os itens, das 17 regras do esporte, foram discutidos durante as aulas. Desde a marcação de uma falta tática, não violenta, confirmação do gol, local em que o árbitro deve estar na marcação do escanteio, do tiro de meta, postura que deve ser adotada para aplicação do cartão e até o respeito entre os jogadores e árbitros, estimulando o cumprimento antes de iniciar cada partida.

Lições que os alunos confirmam ser importantes para o bom desempenho da função. E isso partindo de pessoas veteranas na área, como Carlos André, o “Pezão”, que já faz parte da federação maranhense de futsal. Ele não perdeu a chance de reciclar os conhecimentos.


Já sou profissional e só tenho a ganhar com esse curso. Com o apoio da prefeita Ducilene Belezinha todos ganham, principalmente a população que vem assistir ao espetáculo”, afirmou Carlos André.

A oportunidade foi também para os iniciantes, que aproveitaram para fazer o curso aqui mesmo na cidade, sem nenhum gasto. Como conta o eletricista Etevaldo Rodrigues.


Foi uma iniciativa muito boa a da prefeita Belezinha junto com os secretários de esporte. Sou esportista e quis saber mais sobre o futsal. Pretendo fazer o de futebol de campo, na outra semana”, garantiu Etevaldo Rodrigues.

E quem disse que ser árbitro é só para homens? O curso também contou com a participação de mulheres. E até capacitação para anotadora cronometrista, função mais conhecida por mesários, foi oferecida pra esta turma. A iniciativa da Prefeitura de Chapadinha foi bastante elogiada e, para quem perdeu essa oportunidade, é bom ficar atento! O próximo curso já tem data para começar e vai ser de arbitragem de futebol de campo.


Foi muito proveitoso. Hoje, terminamos com a parte prática e na próxima semana será oferecido o curso de arbitragem de futebol de campo”, informou o secretário adjunto de esporte, Herasmo Nunes.


Nós queremos parabenizar a prefeita, que deu total apoio para a realização do curso”, concluiu o secretário de esportes, Tôta.

Suzenne Costa - Secom/PMC


Arquivo do blog