WebNet

WebNet

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

ETSUS Diploma Técnicos em Enfermagem de Chapadinha e Mata Roma

 
Do Blog CN1

Foram diplomadas na terça-feira (18), no auditório da Prefeitura de Chapadinha a primeira turma de técnicos em enfermagem da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS) da Região do Baixo Parnaíba. 29 formandos das cidades de Chapadinha e Mata Roma receberam diplomas do 1º curso técnico descentralizado da ETSUS.
 
A solenidade contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde de Chapadinha, Maria José Coutinho; Ana Sandréli, Apoiadora Matricial (profissionais encarregados da atenção a problemas de saúde); Fernanda Maria Correa, representante da Secretaria Municipal de Saúde de Mata Roma e Docentes.
 
 
 
Regimarina Reis, coordenadora pedagógica disse que as Escolas Técnicas do SUS (ETSUS), são instituições públicas criadas para atender as demandas locais de formação técnica dos trabalhadores que já atuam nos serviços de saúde. “A ETSUS é veiculada a secretaria de estado da saúde, ela acompanha uma rede de 36 escolas tecnicas do SUS gerida pelo ministério da saúde. Essas escolas buscam formar os trabalhadores do SUS que já estão inseridos, mas que precisam complementar sua formação ou se qualificar cada vez mais”, afirmou a coordenadora.
 
A escola municipal Manoel José de Santana foi o local onde foram aplicadas as aulas, os alunos tiveram ainda atividades no local de trabalho e estágios supervisionados nas cidades de origem dos trabalhadores. Para que o curso fosse aplicado, as prefeituras de Chapadinha e Mata Roma assinaram parceria com os governos federal e estadual.
 
 
*Resumido. Leia na íntegra (e veja +fotos) no Blog CN1
 

Arquivo do blog