WebNet

WebNet

domingo, 25 de março de 2012

Notícias da Paróquia

SIMBOLOS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE EM CHAPADINHA:
No próximo dia 04 de abril, serão recebidos frente a escola Centro de Ensino Raimundo Araújo, por volta das 12h, e conduzidos em caminhada para a Igreja Matriz, passando pelo C.E. Dr. Otávio Vieira de Passos (Bandeirante), Prefeitura Municipal, Fórum e Centro Prisional (CDP), Centro Paroquial, Praça da Matriz, Praça da Bandeira, U.I. Almada Lima Filho. Permanecerão cerca de uma hora e meia na Matriz com coreografias, cânticos, Celebração da Palavra e Catequese, do Amor à Cruz, Da Cruz à Salvação.

JOVEM, BOTE FÉ - PÉ NA CAMINHADA, JUNTE-SE AOS JOVENS DO MUNDO INTEIRO E VENHA PARTICIPAR NA CAMINHADA EVANGELIZADORA QUE É APELO DE DEUS A UMA VALORIZAÇÃO DE NOSSA JUVENTUDE!

1- Na terça-feira passada (20) realizou-se no Centro Paroquial uma reunião a nível de Regional Nordeste V para preparar o Encontrão que se fará aqui em Chapadinha nos dias 27-29 de Abril. Estiveram presentes D. Valdeci e o Coordenador Regional das Santas Missões Populares, P. Figueira, da Diocese de Viana. Ficou decidido que serão convidadas 10 pessoas de cada diocese do Maranhão, mas que da diocese de Brejo poderão vir mais e que de Chapadinha poderão participar algumas dezenas. O tema do Encontrão será uma partilha do que foi a vivência da Santa Missão nas Paróquias onde ela já se realizou noutras dioceses. Nesses dias receberemos a visita de alguns senhores bispos e de cerca de 150 pessoas vindas de fora. Desde já, estamos pedindo a disponibilidade e o favor de muitas famílias para hospedarem os visitantes. O Encontrão terminará, na Paróquia, com uma grande caminhada que começará às 05h30, percorrerá algumas avenidas de Chapadinha e encerrará com a Santa Missa na Praça da Matriz.

2- Para combinar pormenores desse evento, acontece neste domingo (25) a começar às 15h, a reunião do Conselho Paroquial.

3- Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude estão a merecer vivo entusiasmo na paróquia. Já está elaborado o programa, está-se fazendo um livrinho com as reuniões preparatórias e cânticos, já se confeccionou uma camiseta que será vendida e a equipe de propaganda está trabalhando. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) já realizou uma reunião com as diretorias das escolas para jovens receberem e transportarem os Símbolos.

4- Esta semana os sacerdotes trabalharam, pastoralmente, nos bairros de Nossa Senhora de Fátima, Corrente e Tigela. Na próxima semana estarão nas Comunidades do Bairro Novo, Santana, Bairro do Sol e Bairro da Cruz.

5- No último sábado (24) realizou-se no Centro Paroquial uma reunião, a nível diocesano, da Pastoral do Idoso.

6- No próximo dia 29, Dia do Aniversário de Chapadinha, será celebrada uma Eucaristia, na Matriz, pelas 9h, lembrando todos que construíram esta cidade e habitaram estas terras. Desde já parabenizamos todo o Município com seus Habitantes, Instituições Públicas, Autoridades, Movimentos Sociais e Partidos Políticos. São 74 anos de vida que todos temos que respeitar e trabalhar para que o futuro não lembre este presente com tristeza.

7- Embora sabendo que há quem elogie as empresas que desejam explorar enormes áreas do Município com o plantio do eucalipto, continuamos a lamentar que isso aconteça. Uma área, como a nossa, onde já há pouca água, ainda chega o eucalipto para desertificar, afastando as águas e empobrecendo mais os terrenos. Argumentar com a criação de empregos é requintada enganação. Já se fez o mesmo com a soja e olhem o que está acontecendo! Depois, na derruba das árvores, como tem acontecido em todos os países, as empresas em causa, não tendo concorrentes, pagarão o que quiserem se não estiverem falidas como já acontece!

8- A Campanha da Fraternidade tem vindo a provocar grandes discussões nos encontros realizados. Há falta de assistência médica nas famílias (dizem, por falta de gasolina!), há Postos de Saúde nos bairros que avisam logo, com papel na porta, que não se faz curativos. Não havendo também a presença do médico, perguntamos para que são os Postos de Saúde. Esta semana notou-se, como insuportável, o mau cheiro no Hospital Regional (HAPA), o que revoltou visitas.

9- A construção do Centro catequético do Novo Castelo continua em ritmo apressado. Nessa comunidade ainda não começou a catequese por falta de lugar.

10- Parabenizamos as comunidades que começaram a publicar as suas contas em seus murais da capela ou igreja. E lembramos que, quando na comunidade se está realizando obras, a obrigação de todos ajudarem.

11- Esta semana vamos completar a formação de alguns Ministros da Comunhão, sobretudo do Bairro Novo. Também faremos esforços para legalizar um pedaço de terra que nos foi doado junto do Bairro das 1000 Casas Novas. Logo que tivermos possibilidade acabaremos de pagar outro terreno comprado entre a COHAB e o Recanto dos Pássaros. É triste que pessoas ricas e com muitas propriedades tenham invadido enormes áreas e deixado famílias pobres e as instituições públicas sem terreno para os serviços sociais. As autoridades deviam ver estes casos.

12- Após a Páscoa, queremos continuar a Escola de Casais para a formação de líderes desta pastoral. Precisamos também muito da formação de ministros da Celebração e da Palavra. Foi bom termos constatado que, no Maranhão, todos os Municípios com a população semelhante à de Chapadinha têm três e quatro paróquias. Para quando a divisão desta paróquia?

13- Graças a Deus, o apelo a favor de mais jovens para encenar a paixão de Cristo na sexta-feira santa, teve efeito imediato. Muitos jovens apareceram.

14- No Bairro da Corrente, haverá neste domingo (25) uma missa à tarde, para a realização de seis matrimônios. Na Missa dominical da manhã haverá quatro. Parabenizamos a comunidade de São Raimundo.


Arquivo do blog