WebNet

WebNet

sábado, 17 de março de 2012

Caema Eleva Oferta de Água em Nina Rodrigues e Vargem Grande

Mais dois sistemas de abastecimentos de água no interior do estado, em Nina Rodrigues e Vargem Grande, sistemas pertencentes à Gerência de Negócios de Chapadinha, foram contemplados com melhorias realizadas nos últimos meses pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Com essa ação, que resultou na implantação de uma nova linha adutora com extensão de 207 metros, os moradores dos dois municípios comemoram o aumento na oferta de água.


Os sistemas integrados de abastecimento de água dos dois municípios possuem como fonte de captação o manancial superficial Rio Munim, que capta a água bruta por meio de um conjunto motor-bomba montado sobre uma balsa com flutuadores metálicos.

Para melhorar a captação de água bruta, técnicos e engenheiros da Caema instalaram novos conjuntos motor-bomba, tanto nos sistemas de captação, como nas estações elevatórias de água tratada nos dois municípios, resultando no recalque de 300 metros cúbicos de água por hora para a Estação de Tratamento de Água localizada na cidade de Nina Rodrigues. A Estação recalca aproximadamente 90 metros cúbicos de água por hora para o reservatório R1, cuja capacidade é 150 metros cúbicos.

O sistema transfere de Nina Rodrigues para a cidade de Vargem Grande, uma vazão de 210 metros cúbicos por hora, que alimenta o Poço de Sucção da Estação Elevatória de Água Tratada do 2º Recalque de Vargem Grande e também a subadutora ao longo da rodovia. Por sua vez, a Estação Elevatória de Água Tratada de Vargem Grande alimenta os reservatórios R1, com capacidade para 350 metros cúbicos e o R2, cuja capacidade é de 500 metros cúbicos de água.

Para o gerente de Chapadinha, engenheiro Roberval Lima, as obras realizadas nesses sistemas proporcionaram melhorias significativas no abastecimento das duas cidades. “Em Vargem Grande, a vazão que era de 160 metros cúbicos por hora, sofreu um incremento, passando para 210 metros cúbicos por hora. Isso representou um grande avanço, pois esses municípios que estavam com problemas no abastecimento, estão recebendo água potável e de boa qualidade”, disse.


Arquivo do blog