STAR Clinic

STAR Clinic

Magalu

Chapadinha Gás

Chapadinha Gás

Gráfica Editora Escolar

Gráfica Editora Escolar

Armazém Paraíba

Armazém Paraíba

sábado, 17 de março de 2012

Blog Acusa França Nilo de Ameaçar Agricultores e Tumultuar Reunião


O blog dos Territórios Livres do Baixo Parnaíba noticiou uma confusão entre os moradores da localidade Mangueira e o vereador França Nilo. De acordo com o site um encontro que aconteceu na última quinta-feira (15) na comunidade Mangueira, na Zona Rural de Chapadinha, se reuniu com representantes do Fórum Carajás, dos STTR's de Chapadinha e Afonso Cunha e de comunidades próximas a ela para debaterem questões fundiárias e ambientais do Baixo Parnaíba maranhense.


Ainda segundo o site, a área da Mangueira se enfronha em quase dois mil hectares documentados em nome da família Lira e outros mil sem documentação.

Um dos assuntos que a reunião trataria dizia respeito ao pedido de vistoria feito pela comunidade ao INCRA. Antes que entrasse no assunto, o vereador França Nilo, proprietário da Mangueira, apareceu e fez com que o assunto ficasse na espera pelo momento que ele saísse. Outras questões relativas a reforma agrária foram discutidas. O vereador permaneceu calado até que resolveu intervir fazendo perguntas com relação a produção dos assentamentos da reforma agrária existentes e comparando com a produção na época em as famílias Lira e Bacelar detinham o controle sobre a maior parte das terras das localidade.

Os participantes da reunião preferiram ignorar as perguntas de França e ele teria saído proferindo palavrões contra os presentes, conforme relata o site. Depois houve uma confusão entre moradores e algumas pessoas que acompanhavam o parlamentar. Um dos homens que estavam com o vereador chegou a puxar um rifle de dentro do carro e o direcionou para os presentes. Mas não houve disparos e, depois de muito bate-boca e mais ameaças, o vereador foi embora.


Os agricultores registraram queixa contra o parlamentar na Delegacia de Chapadinha.


Tentamos ouvir França Nilo, mas o vereador não atendeu o celular. 
Com informações e fotos do blog Territórios Livres do Baixo Parnaíba

Nenhum comentário:

Arquivo do blog