WebNet

WebNet

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

SEDUC decide o futuro da educação do Maranhão... do Baixo Parnaíba... e do Colégio Bandeirantes... Confira!

Gestor regional Prof. Jânio (primeiro a direita), em meio aos demais gestores do estado,
em atividade relativa à reunião

Em reunião ampliada de gestores regionais, secretários municipais de educação, técnicos e secretários adjuntos da SEDUC, bem como o sr. Secretário de Educação do Estado, Dr. João Bernardo Bringel, discutiu-se em definitivo os destinos da Educação do Maranhão, devendo ser complementado apenas por questões operacionais. 

O evento, 5º Encontro de Gestores Regionais das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) foi realizado nos dias 19 e 20 últimos, na cidade de Bacabal.


A principal deliberação foi a de que o Ensino Fundamental deverá ser separado do Ensino Médio, ou seja, municípios que contenham escolas onde funcionam, juntos, os dois níveis de ensino, deverão se reorganizar de forma a que se tenha apenas um nível em cada escola ou, pelo menos, que não se tenha os dois níveis em um único turno. Isso aconteceu em Chapadinha.

A proposta de transformar o Colégio Bandeirantes em um Centro de Convenções (dentre outras coisas), não foi acatada pela sociedade, conforme consulta do sr. Gestor Jânio Ayres. Em consulta à senhora diretora Leonília Gomes (Profª Leó) se o Bandeirantes deveria ficar com o Fundamental ou com o Médio, a mesma preferiu este último, o que foi acatado. Daí, os alunos do Ensino Fundamental da escola passarão para o Colégio Paulo Ramos, no turno matutino. Por sua vez, os alunos do Ensino Médio daquela escola virão para o lugar do Fundamental do Bandeirantes.


Outra definição da SEDUC foi a de que, os municípios que aceitassem receber os alunos do Fundamental da Rede Estadual de Ensino poderiam fazê-lo já agora em 2012, devendo apenas ser formalizado o ato. Na proposta da SEDUC, poderão haver concessões de prédios, professores, vigilantes e demais servidores estaduais, enquanto os municípios se estruturam para assumir plenamente o total de alunos.


Em Chapadinha, as escolas estaduais que passarão para o município são: UI Oliveira Roma (no bairro Corrente), UI N. Sra. das Dores (no bairro Multirão) e o CAIC (no bairro Areal).


Os professores da Rede Estadual dessas escolas não serão obrigados a permanecer ou a mudar de escola. Serão consultados a esse respeito, sendo consideradas as suas preferências.


A URE (Unidade Regional de Educação) de Chapadinha já está iniciando os trâmites para a mudança para o espaço cedido pelo CE Raimundo Araújo (6 salas, no último pavilhão). O setor de Infraestrutura da SEDUC já está sendo contactado para providenciar as devidas adaptações do espaço. Com a medida, a SEDUC economizará cerca de 30 mil reais ao ano com aluguéis e estrutura extra, o que há médio prazo trará ganhos para os cofres públicos, sobrando recursos para novas carteiras e melhores condições dos espaços escolares.


O CE Raimundo Araújo, por estar intrinsecamente ligado à URE, receberá investimentos a partir da idéia da criação de uma "Escola Modelo" na região.
Há, também, uma alteração na formatação das escolas do estado e das regionais de educação. Novos cargos e novas funcionalidades foram incluídas com a finalidade de adequar o sistema educacional aos novos desafios do mundo contemporâneo, o que será apresentado em momento oportuno, em outra explanação.
 
 
Do Blog CWN - Leia mais clicando aqui


Arquivo do blog