WebNet

WebNet

sábado, 14 de janeiro de 2012

Reordenação da Rede Estadual de Educação: como isso tem ocorrido na Regional de Chapadinha?

Dr. Bringel (D), Dra. Olga Simão e equipe da SEDUC

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou, na última quarta-feira (11), nota sobre a reorganização de espaços ociosos nas escolas públicas de todo o estado. Confira a nota na íntegra:


"A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no intuito de otimizar os espaços ociosos nos prédios escolares em todo o Maranhão, garantindo assim a oferta de um ensino de qualidade, está realizando uma reorganização de toda a rede pública estadual de ensino. 
Prof. Jânio com gestores escolares de Chapadinha, Anapurus e Mata Roma

A medida visa aumentar a oferta de vagas de acordo com a capacidade dos colégios, melhorando os ambientes escolares e dotando-os de equipamentos e materiais pedagógicos necessários ao avanço da aprendizagem dos alunos.


Sendo assim, a Seduc está realizando esta reorganização com base em um planejamento logístico para que nenhum aluno fique sem estudar. As escolas da rede estadual que permanecerão em funcionamento no ano letivo de 2012 serão suficientes para o atendimento de toda a demanda da rede estadual, sem prejuízos de vagas, garantindo a oferta da educação pública com qualidade em nosso Estado".
 
Prof. Jânio (C) e João Almeida (E) servidor da URE, com gestoras escolares em Araioses

Na região do Baixo Parnaíba, o Gestor Regional da URE, professor Jânio Ayres, tem realizado reuniões com gestores escolares dos diversos municípios da regional com o intuito de repassar as informações da SEDUC quanto às mudanças que se anunciam, especialmente o reordenamento da rede.


Extensos debates são realizados nesses encontros de forma a que se tenha uma visão mais contextualizada das mudanças e que se possa fazer adaptações, dependendo da realidade de cada município.

 
Prof. Jânio com gestores escolares de Santa Quitéria do Maranhão

As matrículas das escolas do Estado na região já estão iniciando e a orientação que se tem é a de que as escolas devem esclarecer à comunidade escolar que as vagas estão garantidas, mas elas devem estar cientes de que, com a reformulação da Rede de Ensino, podem haver mudanças quanto à localização das salas de aulas de seus filhos, conforme explicado na nota da SEDUC, acima.


Em meio aos espaços que, porventura, venham a se tornar vacantes, pretende-se encontrar um lugar para estabelecer a sede da URE, que localiza-se em prédio alugado e que, por sua vez, não atende adequadamente à demanda por espaços da Unidade.


As aulas iniciar-se-ão no dia 06 de fevereiro e pretende-se que a reformulação já esteja concluída. Contudo, caso isso não tenha sido realizado há tempo de já implementar as matrículas nos devidos lugares de realocação, os estudantes e, talvez professores, serão devidamente redistribuídos na Rede de Ensino dos municípios de forma a otimizar sua utilização.


Mais esclarecimentos, acessar o site da SEDUC-MA

Do Blog CWN 

Arquivo do blog