WebNet

WebNet

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Secretária Enir Lima participa de Forum Nacional da Educação, em Brasília

Por: Sousa Neto - Ascom/SEMED

Entre os dias 3 e 5 de maio de 2011, a Secretária Municipal de Educação de Chapadinha, Profª Enir Ferreira Lima, esteve participando do 13º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. O encontro, realizado em Brasília, tratou das eleições da diretoria executiva e do conselho fiscal da Undime- União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Também promoveu o debate sobre o PL 8035/2010 – Plano Nacional de Educação – 2011/2020. Participaram do evento, Dirigentes Municipais de Educação, Conselheiros e Delegados.

Dep. Angelo Vanhoni falando aos presentes

O deputado Angelo Vanhoni, relator da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação, enfatizou a importância do Plano Nacional de Educação, previsto no PL 8035/2010. E afirmou que o Brasil está maduro para tomar uma decisão de tamanho porte, pois tem conhecimento do valor da educação para emancipação da sociedade. “O gargalo para o Brasil ser um país desenvolvido é apostar no conhecimento, na distribuição democrática de uma educação com qualidade”, declarou.

Sobre o financiamento do PNE, Vanhoni defendeu que a aplicação de 7% do PIB para a educação irá acarretar em um investimento de até R$ 50 bilhões a mais, em cálculos atuais. “A realidade do país será diferente em 10 anos, uma vez que com um crescimento de 6% ao ano, com o controle demográfico, o PIB atingirá um valor muito maior.” Em contraponto a esta declaração, o ex-presidente da Undime, Professor Carlos Eduardo Sanches, deixou claro que a entidade acredita que o percentual é pequeno e que a educação brasileira precisa de mais investimentos.

O Professor afirmou que este é um tema que fez a Undime elaborar uma emenda ao Projeto de Lei. “Apresentamos um conjunto de emendas porque o volume de recursos precisa ser maior devido às demandas do PNE como piso salarial, construção de escolas infantis, etc.”, afirmou.

Eleição

A nova Diretoria Executiva da Undime Nacional foi eleita durante o Fórum. Por unanimidade, a Dirigente Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, São Paulo, professora Cleuza Repulho, foi eleita presidenta. A vice-presidência será representada pela professora Maria Cecília, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Debate sobre o PL 8035/2010

O Ministro Fernando Haddad, da Educação, também participou do evento. Ele reafirmou que o que está em jogo é a habilidade de crianças de ler e escrever, e que o jogo de “empurra-empurra” adotado no passado sobre a culpa da baixa qualidade na educação do país deve dar lugar a um novo espaço. “A responsabilidade é do professor, do diretor, do secretário, da Undime, do MEC, de todos”, afirmou. “Percebo que a vontade de cooperar é grande. Hoje há mais interação e os secretários de Educação se preocupam mais.”

O deputado Gastão Vieira, presidente da Comissão Especial do PNE, falou em seguida. “Nós temos a consciência da responsabilidade que pesa sobre todos nós no exame do Plano Nacional de Educação”, disse. Ele falou ainda sobre a importância da qualidade no ensino público.

Sobre escolas em tempo integral, o presidente do Conselho Nacional de Educação, Antônio Carlos Caruso, foi enfático: “Oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas do país é proposta curricular diferenciada”, afirmou. “O resultado de municípios que aplicaram escolas em tempo integral são altamente animadoras, como em Apucarana, onde o índice de evasão é zero.” O presidente falou também sobre a importância da valorização do professor e do trabalho coletivo, e não individual, dos trabalhadores em educação.

Para finalizar, falaram também o Secretário de Estado de Educação de Goiás e representante do Consed, Thiago Mello Peixoto da Silveira, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara.

Arquivo do blog