WebNet

WebNet

sábado, 2 de outubro de 2010

Realizado o 1º Fórum Comunitário Pró-Selo UNICEF Edição 2009-2012 em Chapadinha

Na frente: Profº Jânio, Profª Enir, Eliane Almeida (Coord. Unicef/MA); atrás: Andressa (aluna) e Jocelito (CMDCA)
Aconteceu no dia 21 de setembro, último, o 1º Fórum Comunitário do SELO UNICEF, em que o município de Chapadinha está concorrendo pelo período de 2009 a 2012, quando ocorrerá o 2º Fórum e, logo em seguida, serão revelados por parte do UNICEF BRASIL os municípios ganhadores do SELO, que corresponde à autorização de utilizar a logomarca do Projeto nos documentos oficiais do município pelo tempo de vigência do prêmio, a partir de 2013. 
 

O evento ocorreu no auditório do Fórum do Poder Judiciário de Chapadinha, contando com a participação ativa de representantes de diversos setores da sociedade chapadinhense, especialmente de Programas Municipais da área da Assistência Social, da Saúde, da Educação, do Ministério Público, do Poder Judiciário, do Poder Executivo, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar, a Polícia Militar, a Guarda Municipal, representantes de Igrejas, da mídia local e muito mais.

Na ocasião houve a explanação da situação especialmente do atendimento no Hospital das Clínicas de Chapadinha - HCC, que atende às mães gestantes e a crianças. Também a realidade dos postos do Programa Saúde da Família - PSF's e do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde - ACS's. A explanação foi realizada pela Assistente Social Alaine Monteles que brilhantemente apresentou a realidade e ainda subsidiou, posteriormente, os trabalhos dos grupos.

O trabalho foi coordenado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), sob a presidência do professor Jânio Ayres, que encaminhou os trabalhos.

Houve, ainda, a participação da secretária municipal de educação, Profª Enir Lima, articuladora do Selo Unicef em Chapadinha, e do Comitê Pró-Selo, inclusive com a importante participação dos adolescentes envolvidos no processo. Destacou-se, nesse sentido, a participação da adolescente Andressa Lima, aluna da escola municipal UI Isaías Fortes (bairro Tigela), que viajou recentemente a Salvador-BA para representar, com outros adolescentes (todos acompanhados de adultos), o Estado do Maranhão no Encontro do Fórum DCA (Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente) da região Nordeste, trazendo importantes contribuições e experiências para a juventude de nosso município.

Os próximos passos do Comitê Pró-Sêlo UNICEF em Chapadinha são: elaboração do relatório para envidar ao UNICEF; elaboração do Plano do Selo; dar prosseguimento às articulações, especialmente de adolescentes, rumo à conquista do Selo.

Há que se esclarecer que a conquista do Selo UNICEF é um ganho para a sociedade e pode facilitar a visibilidade de nosso município para a conquista de novos projetos de médio e grande porte, seja para o Poder Público, seja para a Sociedade civil, a partir de 2013.

Conclamamos a toda a sociedade chapadinhense a se engajar nesse projeto e a lutar pela conquista do Selo UNICEF para nossa cidade.

Arquivo do blog