WebNet

WebNet

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Notícias da Paróquia

- Na tarde do último domingo, dia 5 de setembro, por volta das 17h, aconteceu a abertura oficial dos Festejos da Padroeira de Chapadinha - Nossa Senhora das Dores, com a realização da procissão de levantamento do Mastro, que contou com a presença de milhares de fiéis, vinda do bairro Areal. As festividades acontecem, tradicionalmente todos anos, no período de 5 à 15 de Setembro. A partir desta segunda-feira (6) todas as noites acontecerá novenas na igreja matriz, que a cada dia terá a responsabilidade de uma comunidade diferente, juntamente com algumas entidades de Chapadinha. Participe e ajude a engrandecer a tradição de nossa terra, festejos em homenagem a Nossa Senhora das Dores é a expressão maior das tradições desta terra.

-
OBRIGADO, SENHORAS AUTORIDADES, PELA ATENÇÃO QUE TIVERAM
! - A Campanha eleitoral tornou-se mais humana nos últimos dias. Menos zoada, mais respeito pelas pessoas, menos brincadeira, mais sossego público. Os guris orientais é que hipnotizam cobras com música de flauta. Não nos ofendam tanto os ouvidos que nossa escolha decide-se mais pelos olhos. Vale mais o que vemos que candidato fez que o que ele agora diz que vai fazer. Pela melhora, obrigado, senhores Juize Promotor! Que isto venha para ficar.

Em Chapadinha há dois claros grupos de eleitores: um, onde predomina o fanatismo, vai até à morte, gratuitamente, esperando para mais tarde um sorriso, uma esmola, uma atenção; outro, calculista e negociador, vota, mas vota caro, com exigências caras ou já recebidas ou que pretende receber. E isto dificulta a democracia. Atrasa o processo democrático que não se reduz só à eleição, mas devia-se estender a todos os setores da vida.

À maioria de nossa população falta sensibilidade à responsabilidade social e consciência política. A falta de alimento, de casa, de dignidade e, sobretudo, de educação social... falam mais alto. Troca-se o voto por mixarias. Os candidatos sabem disso e tentam criar ambiente emocional para mais facilmente conquistarem as pessoas. Ouve- se foguetes, mas não se sabe os projetos de trabalho dos candidatos. Oferecem-se sorrisos, mas não se vislumbra um futuro melhor. Lindas músicas, bons carros, muita zoada, mas pouca atração pela competência moral ou intelectual. Alguns, se eleitos, nunca mais ninguém os verá! Vão esconder-se para ninguém os chatear. E a maioria deles não passam de continuadores familiares do antigo coronelismo.

Ao povo custa-lhe compreender isto. Por isso, hipoteca o futuro, adia a mudança, esquece a ética, esconde os miseráveis trocados que recebe... E vai, irresponsavelmente, continuar criticando os políticos que o esquecem, sem lamentar que é culpado de tudo isto e que é ele que se esquece de fazer política séria. A brincadeira trará maus resultados. E quem mais vai sofrer é quem hoje mais brinca.


Clique na imagem para ampliá-la
- Chamamos a atenção de todos para o Decreto Municipal (nº 26/2010) que proíbe barracões de festa e venda de bebida em locais próprios ou alugados, não licenciados, isto é, sem alvará da Prefeitura, nas proximidades da Praça Irineu Veras Galvão, onde está instalado o Parque de Diversões. O decreto fala que essas bebidas só poderão ser vendidas em vasilhame de latas e em lugares "devida e previamente" licenciados. A polícia pedirá alvará. Não basta ser dono de um terreno para vender bebidas alcoólicas. Desejamos que o ambiente da cidade não perca qualidade durante o festejo. As pessoas que, arbitrariamente, desobedecerem deverão depois assumir as consequências.

- Saúde não se faz com marketing. Conhecemos a situação da saúde pública em nosso Município. Ninguém é tão cego que não se aperceba da gravidade do descuido em que estão nossos hospitais, postos públicos de saúde, pela falta e manutenção de estruturas. Salvaguarda-se a competência e profissionalismo de alguns médicos residentes e enfermeiros. Estamos melhor servidos, sim, mas com clínicas privadas. Agora dizer que a Secretária Municipal de Saúde foi receber uma condecoração por ser uma das cem melhores Secretárias Municipais do país é, no mínimo, querer vender um grande embuste. É querer brincar com a situação. Se merece ou não condecoração pelo que faz em S. Luís, outros que o digam. Pelo que conhecemos aqui, foi marketing caro demais e melhor fora terem gasto o dinheiro das viagens em pastilhas para os nossos doentes.

- O Grupo Missionário João Paulo II viajou para Portugal. E deixou saudades. Foi enorme a sua dedicação. Um belo exemplo de jovens que não ficam só em inúteis afirmações. Visitaram famílias, reuniram-se com grupos de jovens, promoveram reuniões de formação, animaram Eucaristias, participaram do movimento da Paróquia, visitaram comunidades do interior... Jovens de convivência amiga, zelosos nos trabalhos e sem descuidar a oração e a reflexão cristã. Ao Pe. Luís e nele a todos os membros do Grupo, aqui deixamos nosso sincero agradecimento. Vossa presença servirá de incentivo a nosso trabalho missionário. O Bairro do Areal foi este ano o privilegiado que não esquecerá vossa amizade.
_______________________________
In NOVA VIDA - N°23 - 05/09/2010 - Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de N ª. S ª. das Dores - Chapadinha - Diretor: Manuel Neves // Diretor-Adjunto: Pedro José // Pastoral da Comunicação

Arquivo do blog