WebNet

WebNet

terça-feira, 27 de julho de 2010

Implantado Sistema de Telefonia VOIP na VT de Chapadinha

TRT-MA busca economia e agilidade com implantação de sistema de telefonia VOIP
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) está utilizando, em caráter experimental, o sistema VOIP (Voz sobre Dados) de telefonia, ou telefonia via internet. O sistema está sendo testado para ligações de longa distância entre a sede do TRT, Varas do Trabalho do interior, Tribunal Superior do Trabalho e outros Tribunais do Trabalho no país. O TRT do Maranhão é um dos pioneiros do Nordeste ao lado do TRT do Rio Grande Norte e Alagoas.

O sistema VOIP (Voz sobre Dados) de telefonia utiliza como meio de comunicação a rede mundial de computadores ou uma rede privada de dados. No caso do TRT-MA, o sistema utiliza a Rede Nacional de Dados da Justiça do Trabalho (JT). “O uso do sistema agilizou bastante o contato entre as unidades do TRT”, elogiou Cláudio César Moreira, diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Chapadinha (foto), a primeira VT a usar o sistema. Além disso, ele destacou outras vantagens desse serviço em relação à telefonia comum, como, por exemplo, a qualidade do som na conversação e o custo zero para o tribunal.

A telefonia via internet veio melhorar os serviços já disponilizados pelo spark (sistema grátis que permite a troca de mensagens instantâneas via e-mail, adotado pelo TRT para facilitar a comunicação entre as várias unidades da Justiça Trabalhista no estado). A direção do Tribunal e a Diretoria de Informática estão de parabéns pela iniciativa”, complementou Cláudio Moreira.

Experimental
- segundo o diretor de Informática do TRT, Ary Arruda Gomes de Sá Filho, atualmente o sistema está em fase experimental nas VTs de Barreirinhas, Chapadinha, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos e Timon, mas a previsão é que, até o final de agosto, esteja implantado e funcionando em todas as 15 varas trabalhistas do interior. Nesta etapa, estão sendo disponibilizados dois ramais em cada vara. Ele disse que o sistema também está sendo usado para as ligações feitas para o TST e alguns Tribunais do Trabalho, como é o caso dos TRTs de Mato Grosso, Alagoas, Pará e Rio Grande do Norte.

Matéria resumida. Leia-a na íntegra no site do TRT/MA

Vara do Trabalho de Chapadinha
FÓRUM
" Dr. Antonio Alves de Araújo "
Juiz Titular: FRANCISCO TARCÍSIO ALMEIDA DE ARAÚJO

Diretor de Secretaria: Cláudio César de Figueiredo Moreira

Endereço: Rua: Juscelino Kubitschek, nº 755, Praça do Viva
C.E.P. : 65500-000 -
Telefones: (98) 3471-1631
Email: vtchapad@trt16.jus.br


Jurisdição:
Chapadinha, Anajatuba, Anapurus, Belágua, Brejo, Buriti de Inácia Vaz, Itapecuru-Mirim, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Urbano Santos e Vargem Grande


Arquivo do blog