WebNet

WebNet

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Vereadores do Alto Munin se reúnem em Chapadinha

O economista e procurador da Câmara Municipal de São Luis, Samuel Melo, e o vereador Dario Erre (de São Benedito do Rio Preto) foram os palestrantes do IV Encontro Regional de Vereadores, realizado nesta sexta (14), no Plenário João Batista Barros, da Câmara Municipal de Chapadinha. O evento foi uma promoção da União Parlamentar de Vereadores (Unipav), com apoio do Governo do Estado.

O Encontro, que reuniu vereadores da Região do Alto Munim, foi o quarto de um total de seis, programados com o objetivo de discutir temas relacionados ao funcionamento das Câmaras Municipais e demandas de interesse local. Na visão do presidente da Unipav, vereador Francisco Chaguinhas, os objetivos estão sendo alcançados. "Os resultados obtidos nos levam a crer que a Unipav está no caminho certo", ressaltou.

"Encontros como estes contribuem para despertar uma nova consciência; é uma iniciativa que merece ter continuidade, pois, proporciona grandes benefícios para a sociedade maranhense", declarou Adriano Jacintho, assessor especial da Secretaria de Estado da Coordenação Política e Articulação com os Municípios (Secpam), representante do Governo do Maranhão no evento.

Francisco Chaguinhas ressaltou que, por meio desses encontros, os vereadores do Maranhão têm a oportunidade, pela primeira vez, de discutir, de uma maneira ampla, o papel do parlamento municipal. "Estamos plantando sementes que irão frutificar e se converter em maior capacidade de mobilização dos vereadores e, consequentemente, ajudar no fortalecimento dos vereadores”, afirmou o parlamentar.

Palestras

Dario Erre, vereador de São Benedito do Rio Preto, fez uma explanação sobre a Lei Nº 12.058, que dispõe sobre a prestação de apoio financeiro pela União aos entes federados que recebem recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no exercício de 2009, com o objetivo de superar dificuldades financeiras emergenciais.

O parlamentar disse que é preciso acabar com essa idéia de que vereador é um ser político que só faz o que os prefeitos querem. "Temos que nos unir, buscar informações, nos fortalecer, sermos livres, autênticos e atuantes. Fomos eleitos porque a população confia na nossa capacidade e espera os resultados", afirmou Dario Erre.

Samuel Melo abordou o tema Emendas Orçamentárias Municipais. "O vereador é o esteio da vida político e social dos municípios. É o político que fica mais perto do eleitor, por esse motivo, devem se informar, obter conhecimentos sobre assuntos relacionados aos municípios e conhecer a legislação, essa é a melhor maneira de ajudar na melhoria da qualidade de vida das pessoas", declarou.

A Unipav planeja realizar mais dois encontros: um em São João dos Patos (Região do Sertão) e o segundo em Balsas (Sul do Maranhão), em datas a serem definidas. Um dos objetivos da entidade com os encontros é reunir subsídios para elaborar um documento contendo sugestões para ajudar na elaboração dos planos dos candidatos aos cargos de Presidência da República e Governador do Maranhão.
Secpam

Arquivo do blog