WebNet

WebNet

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Polícia prende 11 bandidos que assaltavam bancos no MA

Os criminosos foram presos nos municípios de Buriti e Duque Bacelar, Chapadinha, São Mateus, São Luís e São Benedito do Rio Preto.
Por Ronaldo Rocha/ O Estado
Foto: De Jesus/ O Estado
Onze pessoas foram presas pelas polícias civis do Maranhão e Piauí, suspeitas de prática de assaltos a agências bancárias nos dois estados. Do total, oito foram apresentadas na Secretaria de Segurança Pública, na Vila Palmeira, e em seguida levadas para o Centro de Triagem, o Cadeião, em Pedrinhas, na capital São Luís. Ainda esta semana, todos serão transferidos para a Casa de Custódia, em Teresina (PI), onde aguardarão julgamento.

Os assaltantes transferidos para São Luís foram Gerson de Sousa Miranda, José Gomes (o "Charles Brown"), Josiney Gonzaga da Silva (o "Lourinho"), Antônio Gomes de Araújo Filho, Francisco Ferreira da Silva (o "Chiquinho"), Maria Cristiane Sousa Passos, Graciete Sousa Passos e Antônio José da Silva Sousa.

Um dos bandidos, Antônio Gomes de Araújo Filho, foi candidato a prefeito em Anapurus (distante 25 km de Chapadinha), e outro foi baleado ao reagir à prisão. Com os criminosos, a polícia encontrou dois fuzis de guerra (556 e 762), duas escopetas, três pistolas ponto 40, além de farta munição e três coletes à prova de balas. O aparato é de uso exclusivo das Forças Armadas. Os bandidos agiam de forma violenta e chegaram a deixar feridos em algumas ações. Eles vão responder por roubo qualificado, formação de quadrilha armada, lesão corporal e porte ilegal de arma de fogo.

Assaltos - De acordo com o delegado de Polícia Civil do Piauí, Carlos Cezar Camelo de Carvalho, da Comissão Investigadora de Crimes Organizados (Cico), a quadrilha é apontada por assaltos ao Banco do Brasil, no município de Brejo, e ao Banco Postal em Buriti, no Maranhão, e por tentar assaltar a agência do BB do município de Miguel Alves, no Piauí.

“Em Miguel Alves eles não lograram êxito na subtração de valores, pois estavam desinformados quanto ao feriado municipal antecipado. Dispararam vários tiros contra as portas da agência, conseguiram entrar, mas não havia funcionários para abrir os cofres”, disse o delegado.

Depois do crime, segundo o delegado, uma operação foi montada para desarticular o bando. Além das polícias civis, reforçaram a ação a Secretaria de Inteligência do Maranhão, o Grupo Tático Aéreo (GTA), a Polícia Militar do Maranhão, o Cico, a Polícia Federal e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) do estado do Piauí.

“O crime ocorreu no dia 7 (segunda-feira). Montamos a operação e iniciamos as diligências, sem perder o rastro. No dia seguinte, já havíamos prendido alguns integrantes. Hoje (ontem) concluímos as prisões”, completou o delegado.

A captura, afirmou o delegado, foi resultado de vários mandados de prisão expedidos contra os criminosos nas comarcas do Maranhão e Piauí. Além dos assaltos já confirmados, a polícia agora investiga outros crimes.

“O bando costumava agir com muita violência. Entrava na cidade atirando para todos os lados, principalmente nas portas das agências bancárias. Várias pessoas eram feitas reféns. Eles também queimavam os carros na estrada e faziam vítimas”, completou o delegado Carlos César.

Qualificação - O secretário adjunto de Inteligência do Maranhão, comandante Aluízio Mendes, afirmou que a quadrilha era extremamente qualificada, com ramificações em todo o estado do Maranhão e parte do Piauí. “São pessoas altamente perigosas, acostumadas a provocar pavor à população. Assistimos a vários vídeos internos das agências assaltadas e pudemos constatar o quanto utilizavam a violência contra os clientes”, disse ele.

A quadrilha, segundo as investigações, fazia um levantamento prévio da agência que seria assaltada. Os integrantes discutiam as funções de cada pessoa, utilizavam veículos, faziam reféns e os liberavam durante a fuga. Em seguida, aguardavam a equipe de resgate. Não foi informado quanto o bando faturou nos assaltos efetuados no Maranhão. No entanto, informações extra-oficias apontam que somente as pessoas responsáveis por fazer o transporte do bando adquiriam cerca de R$ 5 mil por ação.

Os criminosos foram presos nos municípios de Buriti e Duque Bacelar, Chapadinha, São Mateus, São Luís e São Benedito do Rio Preto.

Chamou a atenção da polícia a participação de Graciete Sousa Passos e Maria Cristiane Sousa Passos, mãe e filha respectivamente, além de um ex-candidato a prefeito no Maranhão, identificado como Antônio Gomes de Araújo Filho.

“As mulheres eram responsáveis por esconder os bandidos e prover alimentos, enquanto Antônio articulava e participava das ações. Ele havia se candidatado à Prefeitura de Anapurus nas ultimas eleições”, resumiu Carlos Cezar Camelo de Carvalho.
Com informações de Luis Carlos Júnior e J. Coutinho

Arquivo do blog