Chapadinha Gás

Chapadinha Gás

Gráfica Editora Escolar

Gráfica Editora Escolar

terça-feira, 6 de abril de 2021

UFMA Oferta 2.493 Vagas para 62 Cursos Superiores por Meio do Sisu e Inscrições Começam Nessa Terça (6)


Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 06.Abril.2021


A Universidade Federal do Maranhão publicou o edital de seleção para os cursos superiores de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021. As inscrições para o primeiro semestre começam nesta terça-feira (6), e vão até sexta-feira (9), e devem ser realizadas por meio do site do Sisu.

Para esta seleção, a UFMA está ofertando 2.493 vagas, distribuídas entre 62 cursos nos câmpus de Bacabal, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro e São Luís.

Inscrição

Para concorrer às vagas na Chamada Regular na Universidade, o candidato deverá utilizar, exclusivamente, os resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 no ato da inscrição.

O estudante deverá se inscrever em até duas opções de vaga e especificar a ordem de preferência. Ele poderá optar por concorrer às vagas de ampla concorrência ou àquelas reservadas a políticas de ações afirmativas, as cotas. Entretanto, não é permitida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência na mesma instituição de ensino.

A UFMA oferta, ainda, a categoria de “Ampla concorrência com 20% de bônus na nota” para todos os alunos que tenham cursado o 9º ano do ensino fundamental e os três anos do ensino médio em escolas públicas ou privadas do Maranhão.

Vale ressaltar que o estudante não poderá concorrer às vagas reservadas na Lei 12.711/2012 e requerer, também, a bonificação do acréscimo de 20%, pois a resolução do MEC não permite o acúmulo de políticas afirmativas.

Novidades

Pela primeira vez, a UFMA ofertará 40 vagas ao Curso de Letras – Libras, no Câmpus São Luís, por meio do Sisu. Para concorrer a essas vagas, o candidato precisa selecionar essa opção quando fizer a inscrição para participar do Sisu 2021.1.

Nesta edição, a UFMA utilizará apenas o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CaDÚnico) para análise e comprovação da renda dos candidatos que optarem por concorrer às vagas nas subcategorias de baixa renda, não sendo mais necessária a apresentação do rol de documentos exigidos em anos anteriores.

Para tanto, é necessário que os candidatos procurem o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência para efetuar a inscrição ou atualização cadastral no CadÚnico.

Saiba mais sobre o CadÚnico e a lista dos CRAS.

Pré-matrícula on-line

Os candidatos convocados para a pré-matrícula deverão submeter a documentação básica e específica (de acordo com cada categoria) no Sistema da UFMA, durante os dias 15 a 19 de abril.



Publicidade


Nenhum comentário:

Arquivo do blog