WebNet

WebNet

sexta-feira, 27 de março de 2015

CHAPADINHA - Secretaria Municipal de Saúde Intensifica Ações de Prevenção a Tuberculose


A Tuberculose tem cura e na última quarta-feira (25) a prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação do Programa de Controle de Tuberculose do município, ofereceu um café da manhã a pacientes e ex pacientes, no Centro de Saúde Benú Mendes.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Allan Monteles, do coordenador do Programa de Controle de Tuberculose, Drº Manoel Sebastião Pinheiro, do diretor da unidade regional de Saúde, Alex Marinho, além de médicos, técnicos e enfermeiros das unidades básicas de saúde do município.


Dia 24 é lembrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e durante toda a semana a prefeitura de Chapadinha vem realizando ações de busca ativa de sintomáticos respiratórios que é a principal estratégia para o controle da doença, porque permite a detecção precoce das formas pulmonares.


A filha de uma paciente curada pela equipe técnica do Benú Mendes, Cristina Moreira, apresentou um depoimento sobre o tratamento de sua mãe, Odila Oliveira. “Graças a equipe de saúde que acompanhou minha mãe, ela foi tratada e curada. Seguimos todas as orientações repassada pelos profissionais e com o apoio da família minha mãe é prova de que a tuberculose tem cura e o município dispõe de profissionais que estão de parabéns pelo excelente trabalho” - relatou.


A coordenação do Programa de Controle de Tuberculose de Chapadinha conta com uma equipe de cinco técnicos, 2 enfermeiros, sobre a orientação do coordenador, Drº Manoel Sebastião Pinheiro, em sala localizada no Centro de Saúde Benú Mendes.

As unidades básicas de saúde do município estarão realizando palestras nesta quinta (26) e sexta-feira (27), intensificando as ações de prevenção e busca ativa de sintomáticos respiratórios.

Secom/PMC


Publicidade



Arquivo do blog