Os diversos programas de monitoramento físico implantados na gestão Ducilene Belezinha, direcionadas ao público da terceira idade está sendo ampliado.
Como parte das comemorações alusivas ao 77º aniversário de Chapadinha, na tarde desta sexta-feira (27), a prefeita, acompanhada de secretários municipais e assessores, estiveram na Praça do Viva (Bairro Corrente) para inauguração de mais uma Academia da Terceira Idade (ATI). Trata-se de mais um benefício que vem somar as muitas outras ações que a administração municipal já desenvolve em favor dos idosos do município.
Na atual gestão municipal os idosos tem recebido uma atenção diferenciada. No âmbito da Secretaria Municipal de Assistência Social, por exemplo, são vários os programas mantidos pela administração, alguns deles com apoio dos governos estadual e federal (como este das ATIs) e que beneficiam diretamente os idosos.
De acordo com a prefeita Ducilene Belezinha, a iniciativa busca atender à população idosa crescente em todo o município. Ela destacou a importância do projeto que melhora a saúde física e emocional da Terceira Idade. "O mais importante deste programa é trazer o idoso de novo para o convívio que ele tinha antes de chegar à terceira idade. É a ressocialização daquele idoso que estava acamado, daquele com depressão, ou com situações similares" – disse a prefeita.
Com 71 anos, Teresinha de Jesus Oliveira, estava ansiosa para participar das atividades na academia ao ar livre. A aposentada, que já faz exercício físico, comemorou a chance de poder usar equipamentos bem mais perto de casa. "Estou achando muito bom. Há anos faço exercício. Agora será muito melhor com o uso desses aparelhos. É perto de casa, gostei do espaço. Exercício faz bem ao corpo e ao espírito, e além disso vou poder encontrar com minhas amigas" – afirmou a aposentada.
A Academia da Terceira Idade (ATI), assim como as do bairro Areal e a da Praça Irineu Veras Galvão (Pça do Povo) conta com um conjunto de equipamentos que favorece as atividades de fortalecimento, alongamento e relaxamento dos músculos do corpo, o que condiciona agilidade e flexibilidade das pessoas em qualquer idade, em especial àquelas da terceira idade.
API - Praça do Povo
Logo após a solenidade de inauguração da Praça do Viva, já no início da noite, toda a comitiva e convidados se dirigiram para a Praça Irineu Veras Galvão (Pça do Povo), onde aconteceu a solenidade de inauguração da Academia da Primeira Idade (API) direcionada ao público infanto-juvenil.
A Praça do Povo firma-se, assim, como espaço de lazer, saúde e entretenimento, uma das metas da prefeita Ducilene Belezinha para a sede do município, pois até então a cidade era carente de lugares de lazer e de estímulo e acesso ao exercício físico, visto que já havia ali, em espaço livre, a Academia da Terceira Idade (ATI).
O espaço visa estimular a prática de atividades físicas de forma lúdica.
O secretário municipal de infraestrutura Aluízio Santos, lembrou a necessidade da prática de atividades físicas nos dias de hoje. “É na infância que ganhamos hábitos saudáveis e ao destinarmos este espaço para nossas crianças estamos contribuindo para que elas cresçam longe do sedentarismo" - enfatizou o secretário.
A academia tem como finalidade promover o entretenimento, a diversão e principalmente estimular a atividade física, desenvolvendo a coordenação motora, o equilíbrio e a força das crianças, de maneira descontraída e inteligente. Essa academia é para crianças de até 12 anos de idade, a atividade física nesta faixa etária é fundamental para o desenvolvimento intelectual, proporcionando um melhor rendimento escolar e também melhor convívio social. Pode servir também como um meio de escape para a energia das crianças.