WebNet

WebNet

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Chapadinha Sediará Audiência Pública Regionalizada Sobre o I Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana



Título Original: Seir e Parceiros Promovem Audiências Públicas em Seis Municípios Maranhenses

A Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir), em parceria com Secretarias de Estado e outros organismos, realizará audiências públicas regionalizadas sobre o I Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana nos municípios de Codó (19), Cururupu (22), Bacabal (25), Itapecuru (26) e Chapadinha (27).

O objetivo das audiências é garantir a participação das comunidades e ampliar o debate sobre as propostas que compõem o plano. As audiências serão coordenadas pela Comissão Estadual para elaboração do plano, composta por representantes das Secretarias de Estado de Igualdade Racial, Saúde, Segurança Pública, Desenvolvimento Social e Agricultura, Saúde, Cultura; de organizações da sociedade civil: Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde/Maranhão, Fórum Estadual das Religiões de Matriz Africana; Federação de Umbanda do Maranhão; e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphaan).

Em Codó, a Seir será representada pela gestora de Ações Afirmativas, Jacinta Maria Santos, e contará com a participação da representante da Sedes, Claudia Neta; da coordenadora da Renafro/MA, Luzimar Brandão; de representantes das comunidades de matriz africana de Codó e municípios vizinhos; e dos gestores municipais da Política de Promoção da Igualdade Racial.

Na programação está a apresentação dos objetivos da audiência, seguida da plenária para apresentação e discussão da minuta do Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.

A primeira audiência pública foi realizada em São Luís, nos dias 31 de outubro e 4 de novembro, com a presença de aproximadamente 140 pessoas. Na oportunidade o plano foi avaliado eixo por eixo, e os participantes puderam fazer sugestões para melhoria das propostas.

A construção do I Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana foi iniciada no primeiro semestre deste ano sob a coordenação da Secretaria de Estado de Igualdade Racial.

O objetivo é elaborar o plano contendo estratégias de enfrentamento coletivo da vulnerabilidade social dessas comunidades, mais conhecidas como terreiros.


Publicidade



Arquivo do blog