WebNet

WebNet

sexta-feira, 21 de março de 2014

SÃO BERNARDO - Justiça quer Interdição da Carceragem na Delegacia

Arte: Maurício Araya/Imirante.com
 
SÃO BERNARDO - A Justiça determinou a imediata interdição da carceragem da Delegacia de Polícia do município. A ação civil pública foi proposta pelo promotor de Justiça Leonardo Santana Modesto, titular da Comarca de São Bernardo, no dia 26 de fevereiro.

Na ação, o Ministério Público afirma que, apesar das proibições existentes na legislação nacional, a Delegacia de São Bernardo vinha recebendo e mantendo presos – provisórios e condenados – em sua carceragem. Além disso, a fragilidade da estrutura física do prédio somada ao deficit de pessoal resultava em fugas.

O Estatuto da Polícia Civil do Estado do Maranhão, porém, não elenca, entre as funções dos policiais, a custódia de presos. Dessa forma, a situação prejudica o andamento de investigações e configura desvio de função dos agentes de polícia.





À Secretaria de Estado da Segurança Pública foi determinado que seja construída pelo menos uma cadeia pública em São Bernardo. As obras de construção deverão ser iniciadas em até 30 dias e a conclusão dos serviços deverá acontecer em até 180 dias, sob pena de pagamento de multa de R$ 10 mil pelo titular da secretaria.


Já o delegado de São Bernardo ficou proibido de manter qualquer preso na carceragem, e deve encaminhá-los imediatamente à cadeia pública adequada. Em caso de descumprimento, ele deverá pagar multa de R$ 1 mil por preso custodiado.

 

Arquivo do blog