WebNet

WebNet

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Em Nota SES Explica Anulação das Licitações de Hospitais em Chapadinha e Outros Municípios

Imagem ilustrativa
A Secretaria Estadual de Saúde divulgou Nota Oficial, nesta terça-feira (27), em que explica o problema na licitação das obras dos hospitais de urgência e emergência.

- A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que anulação do processo licitatório para a construção de hospitais estaduais foi motivada pela necessidade de adequação dos editais de licitação exigida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição financiadora das referidas obras - explica a nota.

Nada a ver, portanto, com as especulações de que a anulação tinha a ver com problemas legais envolvendo o processo licitatório.

A anulação atingiu os editais dos hospitais de Santa Inês, Chapadinha, Caxias, Imperatriz e Pinheiro.

De acordo com a nota, o BNDEs exige que os editais sigam a Lei Federal 8.666, quando a licitação maranhense seguia a norma 9.579/2012, lei orientada, inclusive, pelo Tribunal de Contas do Estado.

- Feitas as adequações técnicas, novos editais serão publicados ainda esta semana para a retomada da licitação das cinco obras, consideradas de fundamental importância para a complementação do Programa Saúde é Vida, o mais audacioso investimento em saúde pública já realizado no Maranhão - afirma o documento da SES.

Abaixo, a íntegra da nota:A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que anulação do processo licitatório para a construção de hospitais estaduais nos municípios de Chapadinha, Caxias, Imperatriz, Pinheiro e Santa Inês foi motivada pela necessidade de adequação dos editais de licitação exigida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição financiadora das referidas obras.

O BNDES exige a adaptação dos editais à Lei 866 (legislação federal), e a licitação promovida pela SES estava obedecendo à Lei 9.579/2012, legislação estadual que trata de licitações e foi elaborada com a participação de órgãos de controle estaduais e federais, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

Feitas as adequações técnicas, novos editais serão publicados ainda esta semana para a retomada da licitação das cinco obras, consideradas de fundamental importância para a complementação do Programa Saúde é Vida, o mais audacioso investimento em saúde pública já realizado no Maranhão
”.
 
 
Extraído do Blog do Marco D'Éça

 

Arquivo do blog