WebNet

WebNet

domingo, 25 de novembro de 2012

Chapadinhense Juvenal Neres Participa da VIII EnconASA em MG

O debate contou com a presença de representantes de três ministérios e da presidente do Consea Nacional | Foto: Josy Manhães
 
O chapadinhense Juvenal Neres, coordenador-executivo da ASA-MA, esteve esta semana no município mineiro de Januária, onde participou ativamente dos trabalhos do VIII Encontro Nacional da ASA - ENCONASA.
 
O Enconasa é, por excelência, o espaço de encontros, reencontros e debates políticos que há 12 anos movimentam o Semiárido brasileiro reunindo agricultores, agricultoras, movimentos e organizações sociais de 10 estados, que formulam e propõem políticas públicas na busca de propiciar o desenvolvimento sustentável para a região. Cada encontro é diferente, têm especificidades, detalhes, características próprias.

 
 
Entre as principais questões levantadas pela plenária estão o fortalecimento do debate ao acesso à terra e a continuidade das ações de garantia ao acesso à água, na perspectiva da universalização, mas também da produção de alimentos.

 
Antecedendo a Abertura do evento, mais de 600 pessoas de todo o Semiárido brasileiro ocuparam as ruas de Januária (MG) para celebrar as boas práticas de convivência | Foto: João Roberto Ripper e Josy Manhães
 
O evento teve início na segunda-feira (19) e o encerramento, com plenária com cerca de 700 pessoas, aconteceu na última sexta-feira (23) no Sesc Laces, da cidade de Januária, em Minas Gerais. Houve homenagens ao "Rei do Baião" Luiz Gonzaga e ao Dia da Consciência Negra.

 
Barraca com exposição de artes maranhenses
 
No encerramento, Helen Santa Rosa, comunicadora da ASA Minas, anunciou o próximo estado que sediará o IX Enconasa. No ano de 2014, será a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, que receberá as delegações da ASA para o encontro. Os cidadãos e cidadãs norteriograndenses, que lutam para impedir que as grandes empresas da fruticultura tomem conta da Chapada do Apodi, comemoraram a notícia com entusiasmo, entoando: “lutar e resistir pela Chapada do Apodi”.

 
*Com informações do Portal da ASABrasil
 

Arquivo do blog