Para promover a efetividade no cumprimento das decisões, a Vara do Trabalho de Chapadinha vai investir na pauta de conciliação nos processos na fase de execução; também, vai realizar itinerâncias para solucionar as Requisições de Pequeno Valor (RPV) e, ainda, promover audiências itinerantes para a conciliação. As ações passaram a integrar o painel de contribuição da VT de Chapadinha (foto) para implementação do planejamento estratégico na Justiça do Trabalho do Maranhão.
A Vara do Trabalho de Chapadinha também quer ampliar ações de promoção da cidadania e acesso à justiça e efetividade, dois outros temas do planejamento estratégico da Justiça do Trabalho do Maranhão. Assim, magistrados e servidores se dispuseram a participar de eventos na comunidade e ministrar palestras para ampliar a difusão dos direitos sociais. A meta é realizar, pelo menos, cinco ações sociais por ano. No acesso à Justiça, a meta é realizar, pelo menos, cinco itinerâncias, para atender à população que vive em municípios sob a jurisdição da VT, mas que ficam distantes da sede.
O juiz titular, Francisco Tarcísio de Almeida Araújo, disse que está satisfeito com o desempenho dos servidores. Aqui funciona como uma orquestra, onde eu sou o maestro, mas se não fossem os nossos servidores, jamais poderíamos ter uma bela sinfonia, comparou. O juiz incentiva a qualificação dos servidores com a realização periódica de cursos ministrados por ele na própria sede da VT.
O diretor de secretária, Claudio César de Figueiredo Moreira, afirmou que o objetivo da VT de Chapadinha é buscar a excelência nos serviços prestados e humanizar cada vez mais o atendimento.
BOAS PRÁTICAS - Entre as boas práticas desenvolvidas na VT, está o Cartão de Atendimento. Cada vez que uma parte ingressa com uma ação ou quando vai ao balcão saber sobre o andamento processual, ela recebe um cartão com informações básicas sobre o processo, contendo número e telefone de contato da VT. Depois, sempre que achar necessário, a parte liga para a VT, informa o número do processo disponibilizado no cartão e recebe a informação por telefone.
Fazemos isso porque sabemos o quanto é difícil para algumas partes se deslocarem até a sede da VT. Sabemos que o fato de a jurisdição ser extensa, incluindo 17 municípios, dificulta o deslocamento até a VT. Por isso prestamos a informação por telefone, desde que o interessado forneça o número do processo e confirme, no ato da ligação, o nome completo. Assim, estamos garantindo o acesso à informação e, consequentemente, facilitando o acesso à Justiça, destacou o diretor.
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