WebNet

WebNet

sábado, 18 de setembro de 2010

URE/Chapadinha Articula Seminário e Simulado/Enem com Presença de Fátima Lopes (Seduc)

O técnico pedagógico da URE/Chapadinha, Profº Francisco Barros, representando a gestora regional Almiralice Hortegal, recebe Fátima Lopes (Seduc)

Texto e Fotos: Sousa Neto

Na última sexta-feira (17), a
Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, realizou um seminário no Centro de Ensino Dr. Otávio Vieira Passos (Bandeirante), direcionado aos técnicos da URE/Chapadinha, gestores e supervisores escolares, representantes de professores do ensino fundamental e médio das escolas desta regional.

O encontro, que teve como palestrante Fátima Lopes, que veio à Chapadinha representando o Departamento de Supervisão de Avaliação da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), serviu para apresentar e discutir os indicadores do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e da Prova Brasil.
Os participantes compartilharam experiências, estratégias, diferentes perspectivas e contextos.

"Esse tipo de avaliação externa como Prova Brasil que vem sendo aplicada nas escolas, veio acompanhada com um objetivo de assegurar um processo avaliativo mais transparente, uma vez que, esse instrumento oportuniza evidenciar a real aprendizagem de nossos alunos matriculados nas escolas públicas brasileiras, subsidiando, desta forma o olhar avaliativo em relação à aprendizagem, com o intuito de melhorar cada vez mais os resultados da educação no Brasil" ressaltou Fátima.

Para o técnico pedagógico da URE/Chapadinha, Profº Francisco Barros, que representou a gestora regional Almiralice Hortegal, "o presente encontro teve o intuito de compreender a avaliação da educação básica na perspectiva do Estado Avaliador como mecanismo que gera informações referentes às positividades e fragilidades de uma escola ou de um sistema educacional capaz de subsidiar a gestão".

Na manhã deste sábado (18), foi a vez de Fátima Lopes se reunir com os aplicadores do simulado do Enem, na Unidade Regional de Educação de Chapadinha (foto), para esclarecimentos sobre a aplicação do teste, pois além de mediar o seminário, a representante da SEDUC, Fátima Lopes, se encontra em Chapadinha, também, para coordenar o simulado do Enem, a ser realizado neste domingo (19), nas escolas CE Dr. Otávio Vieira Passos e CE Raimundo Araújo. O simulado envolverá um coordenador e 13 aplicadores; se inscreveram em Chapadinha 172 estudantes e 468 totalizam os inscritos dos municípios que formam a regional Baixo Parnaíba (Leia mais sobre o simulado/Enem em Chapadinha, clicando aqui).

Arquivo do blog