Ocorre que o IBGE, há muito tempo redistribuiu os 22 povoados para os municípios de Belágua, Anapurus, Barreirinhas e Santa Quitéria e Primeira Cruz.
Em 26 de julho de 2008, o juiz federal Osmane Antônio dos Santos, ofereceu parecer contra a devolução dos povoados para o município mãe, Urbano Santos, numa ação interposta por Abnadabe Léda, atual prefeito da cidade.
Apesar da divisão terriotiral elaborada pelo IBGE, o mais curioso é que os moradores dos 22 povoados são considerados pelo TRE eleitores de Urbano Santos, para que se tenha idéia do tamanho da confusão.
O prefeito Léda bem que tentou trazer de volta os 22 povoados, mas perdeu em todas as tentativas no IBGE e junto a Justiça.
Por último, teve que devolver os povoados, fechar as escolas e passar oficialmente todos os alunos para seus municípios de origem.
O fato foi comunicado oficialmente para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a Secretaria de Educação, para os secretátrios de Educação de cada município e aos pais de alunos antecipadamente.
Com a retirada dos 22 povoados, Urbano Santos perdeu em território, número de habitantes, em recursos da Educação, Saúde e FPM.
Por: Luís Cardoso - Blog do Cardoso