WebNet

WebNet

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

IBGE Retira 22 Povoados e Prejudica Urbano Santos

Foto: Iran Avelar
Postei aqui (blog do Cardoso) que alunos de 22 povoados de Urbano Santos estão sem aula desde o início do ano letivo. É verdade.

Ocorre que o IBGE, há muito tempo redistribuiu os 22 povoados para os municípios de Belágua, Anapurus, Barreirinhas e Santa Quitéria e Primeira Cruz.

Em 26 de julho de 2008, o juiz federal Osmane Antônio dos Santos, ofereceu parecer contra a devolução dos povoados para o município mãe, Urbano Santos, numa ação interposta por Abnadabe Léda, atual prefeito da cidade.

Apesar da divisão terriotiral elaborada pelo IBGE, o mais curioso é que os moradores dos 22 povoados são considerados pelo TRE eleitores de Urbano Santos, para que se tenha idéia do tamanho da confusão.

O prefeito Léda bem que tentou trazer de volta os 22 povoados, mas perdeu em todas as tentativas no IBGE e junto a Justiça.

Por último, teve que devolver os povoados, fechar as escolas e passar oficialmente todos os alunos para seus municípios de origem.

O fato foi comunicado oficialmente para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a Secretaria de Educação, para os secretátrios de Educação de cada município e aos pais de alunos antecipadamente.

Com a retirada dos 22 povoados, Urbano Santos perdeu em território, número de habitantes, em recursos da Educação, Saúde e FPM.

Por: Luís Cardoso - Blog do Cardoso

Arquivo do blog