WebNet

WebNet

domingo, 30 de agosto de 2009

SES Estima Vacinar Mais de 1 Milhão de Animais

Mais de um milhão de animais, entre cães e gatos, serão vacinados em todos os 217 municípios maranhenses, dia 12, dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Animal 2009, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Esta campanha tem por objetivo manter controlada a Raiva Canina e erradicar a Raiva Humana em todos os municípios maranhenses, assim como atender a exigência do Ministério da Saúde e Secretaria de Vigilância em Saúde. A meta é alcançar uma cobertura de 100% da população canina, estimada em 759.640 cães e a população felina de 403.800 gatos, o que soma um total de 1.163.440 animais.

Segundo o Chefe do Departamento de Controle de Zoonoses do Maranhão, Salim Jorge Waquim Neto, os municípios começarão a campanha pela zona rural, principalmente pelas localidades com menor cobertura na campanha anterior, nos postos fixos pré-estabelecidos e, em outras áreas, casa a casa em cada município, tendo uma atenção maior para aqueles onde houve registros de casos de Raiva Canina nos últimos anos.

Como parâmetro para cobertura vacinal, o Estado do Maranhão adota como estratégia o resultado do censo canino realizado no ano de 2006, nos 217 municípios maranhenses, em que o resultado desse trabalho para cálculos de metas físicas é uma estimativa de 12,4% da população humana. A população maranhense em 2007, segundo dados do IBGE, é de 6.118.995, a população canina estimada para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Raiva Animal/2009 no estado fica assim definida em 759.640 cães.

A Raiva
A raiva é uma zoonose de etiologia viral transmitida ao homem por meio de contato com animais doente. É passível de eliminação no ciclo urbano (cão e gato), o que levou ao compromisso internacional de eliminação da raiva humana transmitida por cães até 2012 nas Américas. Para atingir esse objetivo, conforme já preconizado pelo Ministério da Saúde, são necessárias atividades de vigilância, consideradas imprescindíveis para o controle da raiva canina.

Uma das atividades recomendadas é a campanha anual de vacinação, que visa imunizar no mínimo 80% dos cães (população real estimada), com objetivo de quebrar o elo da cadeia epidemiológica, impedindo que o vírus alcance a população, interrompendo o ciclo urbano da raiva.
Ascom/SES

Arquivo do blog